A próxima geração!

Não, eu não vou falar aqui de Adam Ondra. Apesar de ser ainda muito jovem (apenas 17 anos) ele já está perdendo o posto de jovem fenômeno da escalada. E o nome que hoje mais se destaca nessa nova safra de escaladores, é sem dúvida nenhuma o do jovem francês Enzo Oddo.

Com apenas 15 anos de idade o francezinho tem uma lista de fazer inveja a qualquer marmanjo. Somente no ano passado, Oddo encadenou nada menos do que cinco 11c’s (9a francês): Sankukai, PuntX, Chocholocco, Abysse e Inga. Ano passado ele também encadenou seu primeiro V13.

Agora esse ano, além de adicionar mais um 9a à sua lista, Enzo Oddo fez o Re-FA da via Biographie, que teve uma de suas agarras quebradas. Antes a via era o padrão de 12a (9a+), e agora?

Segundo consta, a agarra quebrada era no início da via, que começa com um problema de boulder antes graduado em V9 e que agora estaria na casa do V11. Confirmando-se um aumento na graduação da via, Oddo seria o mais jovem escalador a encadenar um 12b (9b) e entraria no seleto grupo de escaladores a realizar essa façanha, que incluem apenas Chris Sharma, Adam Ondra e Dani Andrada.

Mas além de Oddo, outros nomes se destacam, como o do também francês Geoffray De Flaugergues (15), que por pouco não rouba de Ondra o título de mais jovem escalador a encadenar um 11c, quando tinha 13 anos. Título esse que pode ser fisgado pela jovem promessa Shawn Raboutou, de 12 anos, que já escalou o grau de 10c (8b+).  No Brasil, apesar de ainda haver uma grande distância de performance, jovens promessas também começam a surgir, seguindo os passos de Felipe Camargo, que apesar de ser um “veterano” na escalada, tem apenas 19 anos. É o caso de Rafael Takahace, de 14 anos, que recentemente encadenou o boulder Ostras em coma V9.

Adam Ondra já não é mais uma figura isolada, e ao que parece essa agora é uma tendência, e a cada ano novos fenômenos, que começam a escalar cada vez mais cedo, devem surgir, surpreendendo e chocando toda a comunidade escaladora. São os novos tempos!

Facebook Comments