Adam Ondra libera "Though Enough" em 1 dia!

O fenômeno Tcheco, Adam Ondra (17), completou a primeira ascensão em livre em um único dia da via “Though Enough”, um 10c de 380m localizado na face leste da formação Karambony, no maciço de Tsaronor, Madagascar.

Ondra escalou à vista 8 das 10 cordadas da via, sendo que a sétima e a nona cordada foram feitas na segunda tentativa. Segundo o site da revista Climbing, a parede vertical tem pouquíssimas agarras, é altamente técnica, e não tem uma cordada fácil (as cordadas: 8c, 9b, 10a, 9a, 10a, 10a, 10c, 10c (originalmente 11a), 10c e 10b).

Devido a via ficar a maior parte do dia no sol, Ondra iniciou sua tentativa bem cedo pela manhã, e aguardou em um portaledge até o sol sair da face leste.

A via já havia recebido várias tentativas de ascensão em livre, sendo a mais famosa a do grupo formado por Arnaud Petit, Stephanie Bodet, Sylvain Millet e Laurent Triay, em 2008, quando conseguiram liberar todas as cordadas da via, mas no período de um mês! Durante essa tentativa, Triay grampeou uma variação da oitava cordada, reduzindo-a de 11a para 10c. Mas três dias depois da ascensão da via, Ondra liberou a oitava cordada original de 11a.

Abaixo o vídeo da tentativa do time francês em 2008, que virou filme pela Work Less Climb More (adoro esse nome)! Sintam a dificuldade da via!!

Fonte: Climbing

Facebook Comments