Lugar de mulher é…na rocha!

Aqui no Ceará a gente tem um problema, quase não tem mulher escalando. Dá pra contar nos dedos de uma mão as que se aventuram a adentrar nesse ambiente que exala testosterona pra todo lado. Mas no Brasil e no mundo a realidade é bem diferente. Tem muita mulher escalando e deixando o macharal de queixo caído, tanto pela beleza, quanto por mandarem mais que muito homem por ai.

Mulher não fica devendo em nada pra nós homens quando o assunto é escalada. Tanto que uma das lendas da escalada, que revolucionou a escalada de Big Wall e mostrou pro mundo que era possível escalar aquelas insanas paredes só com a força das mãos, é uma mulher: Lynn Hill!

O interessante é que mesmo assim, a mulherada é preterida no mundo da escalada.  Os filmes dão pouco espaço pra elas, os campeonatos dão menos destaque (fique sabendo de campeonato com prêmio menor pra mulherada), se noticia pouco as cadenas femininas (eu faço mea culpa nessa daí).  Mas vem coisa boa por ai pra dar mais destaque às escaladoras!

Aqui no Brasil, vai ser lançada a segunda edição do Calendário Garotas Dedos Fritos, que já foi sucesso ano passado, mostrando nas suas páginas a beleza e a técnica das escaladoras brasileiras.

E lá fora, vai ser lançado o primeiro filme de escalada focado só nelas: Fanatic Search 2 – A Girl Thing; que deve ser lançado em Dezembro pela Work Less Climb More, e vai contar com nomes como Daila Ojeda, Mariona Marti, Robin e Brooke Raboutou, Nina Caprez, Berta Martin, e é claro, Lynn Hill!

E só pra fechar com chave de ouro o post, uma pequena amostra de outra produção focada numa mulher: Chalk & Chocolate, com a linda Natalja Gros!

Um comentário em “Lugar de mulher é…na rocha!

  • Pingback: Desce daí, doido! » Vídeo: Trailer Fanatic Search – A Girl Thing

Comentários estão encerrados.