jump to navigation
13 out 2010

Essa notícia me interessou por que além de escalador, eu sou formado em arquitetura, e nunca achei que algum dia fosse juntar os dois num post só e falar de arquitetura nesse blog.

O famoso e tradicional refúgio del Goteur, no maciço do Mont Blanc, deve ceder espaço para uma construção high-tech até meados de 2012. O edifício foi concebido para ser uma construção autônoma, fazendo uso do que há de mais atual em eficiência energética. O prédio contará com painéis elétricos, geradores eólicos, fundidores de neve e módulos de tratamento de água, tudo voltado para produção independente de calor e energia. O refúgio quando ficar pronto terá a capacidade de abrigar 120 pessoas com conforto e segurança.

O partido arquitetônico da construção busca responder tanto a aspectos estéticos quanto técnicos, no que concerne a imersão da construção na paisagem assim como sua adaptação às condições climáticas do lugar, onde ventos de até 240 km/h não são raridade. Os painéis externos são de metal de baixa reflectância e a estrutura  é de madeira retirada dos bosques próximos.

O orçamento da obra, devido às condições particulares de altitude e clima, é da faixa de 6,5 milhões de Euros, na maior parte bancado pelo Clube Alpino Francês (CAF), mas também com investimentos estatais. O CAF também mantém aberto o projeto para investidores privados que queiram apoiar a iniciativa.

Será que algum dia veremos algo desse porte em algum região de montanha brasileira?

Fonte: Desnível

|
Postado por Neudson em : alta montanha, notícias , trackback
Tags:, Arquitetura, Goûter, Mont Blanc

Comentários»

Sem comentários ainda, seja o primeiro