A tentativa do mais difícil Big Wall do mundo

Quem assistiu ao filme Progression, com certeza se lembra das tentativas de Tommy Caldwell em uma via completamente insana no El Cap, em Yosemite. Vendo aquelas cenas, parecia algo impossível, completamente fora da realidade. Mas não para ele e Kevin Jorgeson.

Após algumas temporadas estudando a via, de encontrarem betas e tomarem várias quedas, Tommy e Kevin iniciaram dia 13 sua primeira tentativa oficial de liberar a via extrema na parede conhecida como Dawn Wall. Eles começam hoje o 5º dia de escalada e vão encarar a 12º enfiada da via, de um total de 19.

O primeiro dia foi o que os dois cobriram o maior terreno, escalaram da 1º à 6º cordada, que variavam entre 8b e 10a (5.12b e 5.13c). O segundo dia foi dedicado às enfiadas 7 e 8, que faziam parte dos planos para o primeiro dia, mas não sairam. As duas tem graduação sugerida em 10b e 10c (5.13d e 5.14a) respectivamente. O terceiro dia foi de descanso, pelo menos na concepção deles. Eles escalaram apenas o 9c (5.13b) da enfiada 9. O quarto dia foi inteiramente dedicado às cordadas 10 e 11, um 10c e um 10a. A partir de hoje eles pegam só pedreira pra cima, ou melhor, mais pedreira. Da enfiada 12 até a 15 todas são pelo menos 10c. Da 16 até o cume as coisas melhoram um pouco, sendo um 10a, dois 10b e a última na casa do 8º grau.

Mas tudo não parece ser flores para os dois. Segundo a esposa de Tommy Caldwell (pensou Beth Roden? Pense de novo!) Rebecca Caldwell, tempo ruim se aproxima para o fim de semana, com neve e temperaturas abaixo de zero. Mas segundo a moça, os dois estão achando ótimo, por que deve tornar melhores as condições de escalar as enfiadas mais difíceis. Só Deus sabe como.

Para quem quiser acompanhar mais de perto, Kevin está postando o progresso da dupla através do seu twitter e esposa de Tommy está acompanhando a tentativa pelo blog do casal. Oo Desce daí, doido! vai estar atento para qualquer novidade importante na tentativa da dupla.

Facebook Comments