Evolução nos treinos

Eu já tinha comentado por aqui o quanto treinar num boulder tem feito diferença no rendimento na rocha da galera por aqui. Me parece realmente que essa seja a estrutura ideal para treinos. Mas mesmo com o ganho de rendimento, me parece que ainda podemos melhorar a qualidade dos nossos treinos.

Uma prova disso é a mudança que vem ocorrendo agora no tipo de problemas que estamos criando no boulder. Antes a tendência era criarmos problemas longos, com mais de 20 movimentos, que acabavam sendo movimentos mais moderados, e focavam mais na resistência. Mas recentemente temos criado cada vez mais problemas curtos e de mais técnica e força. Problemas com no máximo 8 movimentos, e temos focado mais em tentar esses. Eu particularmente tenho notado uma melhora geral no meu rendimento com esse novo modelo de treinos.

Quando vejo esse “fenômeno” eu penso no que o Júlio uma vez comentou, sobre uma dica do muito conhecido How to Climb 5.12, que falava que treinar resistência, apenas lhe trazia ganhos em resistência e nada em força, ou seja, você apenas aumentava a quantidade de movimentos moderados que você podia fazer mas não ganhava a força necessária para vencer os movimentos mais difíceis dos crux. Já treinando a força máxima, o ganho viria nos dois lados, tanto em força quanto em resistência, por que ao se aumentar a força máxima, você estaria reduzindo a quantidade de energia utilizada em movimentos moderados, o que refletiria num ganho em resistência.

Ainda tenho que me informar mais e testar melhor essa premissa, e por isso mesmo resolvi adquirir o How to Climb 5.12, que já está a caminho, e tenho tentado me informar mais sobre condicionamento e planificação de treinamento. Tenho visto que parece ser importante saber como trabalhar com ciclos de treinamento, intercalando ciclos de força e de resistência, mas sem esquecer da técnica é claro. Mas ainda não sei muito bem como fazer isso. Espero que o livro me dê alguma luz com relação à isso, e que os nossos treinos possam evoluir a partir daí.

PS: Quem também estiver interessado em adquirir o How to Climb 5.12, pode encontrar o livro na Amazon.com. Ele está em promoção por $11,66. Com o frete não fica por mais de R$ 40,00. Tudo que você precisa é de um cartão de crédito internacional!

Facebook Comments