Novo recorde de velocidade na The Nose

20 segundos. Esse foi o tempo, depois de quase 900 metros de escalada, que os americanos Sean Leary e Dean Potter conseguiram abaixar do antigo recorde de velocidade da The Nose, El Capitan, Yosemite. Potter – que mora próximo ao parque nacionla –  e Leary, subiram a via mais famosa do mundo em apenas 2:36:45′, batendo as 2:37:05′ alcançadas por Yuri Hirayama e Hans Florine em outubro de 2008.

O que é interessante, é que apesar da fantástica velocidade, escalar a The Nose rapidamente permanece um objetivo cobiçado por alguns do melhores escaladores do mundo. Recentemente, em Junho de 2010, Alex Honnold se juntou ao Suiço Ueli Steck para tentar quebrar o recorde, mas eles foram forçados a abandonar a tentiva depois da queda de 15 metros de Steck.

No campos abaixo do El Capitan, dizem que Potter e Leary irão fazer mais uma tentativa. Talvez fiquemos sabendo de novidades em breve.

História:

A The Nose, que celebra 50 anos esse ano, é uma das vias de escalada mais famosas do mundo e teve sua primeira ascensão feita por Warren Harding, Wayne Merry e George Whitmore, durante 5 semanas de escalada. A primeira ascensão em livre foi conseguida por ninguém menos que Lyn Hill, em 1993, e é tida como um dos mais significantes feitos da escalada em livre até hoje. A via teve que esperar mais 12 anos para ser repetida, dessa vez pelas mãos do extremamente talentos Tommy Caldwell.

Fonte: Planet Mountain

Facebook Comments