Ramón Julián e Jain Kim vencem a Copa do Mundo de Escalada

Aconteceu nesse final de semana, em Kranj, na Eslovênia, a etapa final da Copa do Mundo de Escalada Esportiva, e o espanhol Ramón Julián e a coreana Jain Kim se sagraram campeões.

Ramon, com a vitória, conseguiu o último grande título que lhe faltava, ele já havia sido campeão Europeu e do Campeonato Mundial, sendo o segundo espanhol a ser campeão da Copa do Mundo, juntamente com Patxi Usobiaga (2006 e 2007).

Ramon estava em primeiro na classificação geral da Copa do Mundo, e só poderia ser alcançado por Jakob Schubert. Patxi Usobiaga, matematicamente ainda tinha chances, mas eram bastante remotas. Mas Ramon estava muito motivado e não deixou espaço para os concorrentes. Ele foi o único escalador a conseguir fazer “top” em todas as 4 vias da competição (eliminatórias, semi e final), deixando Adam Ondra em segundo e Jakob Schubert em terceiro. Na classificação final, Schubert e Ondra trocaram de posições.

No feminino, a coreana Jain Kim manteve o domínio quase total que demonstrou durante toda as etapas, ficando em primeiro pela quinta vez na temporada, com Mina Markovic em segundo e Akiyo Noguchi em terceiro. Ela fecha assim a temporada com chave de ouro, deixando bem atrás as concorrentes Mina Markovic e Angela Eiter, segunda e terceira na classificação geral.

Fonte: Desnível

Facebook Comments