Updates do Big Wall mais difícil do mundo!

Tommy Caldwell e Kevin Jorgeson completaram hoje uma semana da tentativa de liberar o que pode ser o Big Wall mais difícil do mundo, que é um link das vias Dawn Wall e Mescalito, na face sul do El Cap, com mais de 900 metros de extensão.


Da última vez que eu noticiei aqui sobre a tentativa, eles iam começar as enfiadas mais difíceis da via, entre elas a enfiada daquele bote maluco que pudemos ver no Progression.

Ontem eles conseguiram passar pela enfiada 12, um 10c (5.14), com Tommy mandando o trecho na sua quinta tentativa. Mas vale lembrar, que apesar de os dois terem passados meses estudando e trabalhando as enfiadas, a maioria delas ainda não haviam sido escaladas completamente em livre. Ou seja, a cada dia os dois fazem primeiras ascensões de vias de alto grau de dificuldade.

O final de semana promete ser tenso. Uma tempestade se aproxima de Yosemite, possivelmente trazendo muita neve, o que pode dificultar a permanência dos dois na parede. Mas o plano é ficarem resguardados no “acampamento” no topo da enfiada 8 e esperar a tempestade passar. Vamos ver o que acontece.

Se você ainda não faz idéia da magnitude desse projeto, confira abaixo 2 vídeos produzidos pela Black Diamond sobre a preparação dos dois na via.

Facebook Comments