Como usar o novo GriGri 2

Não sei se alguém aqui pelo Brasil já possui o recém lançado GriGri 2 , aprimoramento do assegurador mais famoso do mundo da escalada, da fabricante Petzl. Recentemente foi disponibilizado um vídeo promocional/instrucional de como usar o novo equipamento, que agora é 20% mais leve, 25% menor, aceita cordas mais esbeltas e tem um novo sistema de controle de descida.

O vídeo parece chover no molhado, mas é sempre importante relembrar alguns conceitos básicos de como fazer a seg. Apesar de o GriGri ser um assegurador automático, nunca se deve tirar a atenção do escalador. É de praxe se relaxar ao utilizar o GriGri, diferente de equipamentos baseados em atrito, caso do ATC ou do freio 8. Mas isso é algo que deve ser evitado. Manter sempre a mão no lado de frenagem da corda é importante, e deve ser observado até mesmo quando se é necessário dar corda mais depressa para uma costura rápida.

Eu sempre busco utilizar no meu GriGri o método difundido pela Petzl e melhorado pelos escaladores, onde o dedo polegar faz pressão na trava (sem soltar a ponta da corda) e permite a outra mão puxar corda mais rápida e livremente. O novo método apresentado pela Petzl nesse vídeo é quase a mesma coisa, com o diferencial do dedo indicador travar por baixo da aba de metal. Tentei fazer no modelo antigo e parece funcionar bem nele também.

Dica interessante e nem sempre levada em consideração, é a de sempre manter um nó no final da corda. Eu nunca vi e nem ouvi falar de alguém que tenha se acidentado por a corda ter acabado e saído do GriGri, principalmente fazendo esportiva, mas não custa nada atar um nózinho no final pra uma segurança extra.

É isso ai galera….climb safe!

Facebook Comments