Promessa de 10º grau na Pedra Vermelha

Esse sábado foi um dia especial. Especial por que foi conquistada a via que pode vir a inaugurar o 10º grau em terras cearenses.

Contudo, o objetivo do sábado era outro. O destino era o Assombrado, para terminar uma via já iniciada, Fogo no Buraco, e escalar alguma coisa. Depois de subir a “trilha” molhada, no meio de mato fechado, com direito a um escorregão com uma joelhada na pedra, chegamos na base das vias. Mas a única coisa que dava pra fazer por lá era tomar banho, já que a pedra parecia uma cachoeira de tanta água!

Descansamos um pouco da subida, e descemos rumo à Pedra Vermelha, o setor esportivo “impermeável” de Redenção, com o objetivo de terminar uma outra via, começada no final de semana passado. Olhamos algumas outras prováveis linhas que devem ganhar chapas em breve. Mas o trabalho mesmo do dia ficou por conta dessa nova via, batizada de Apoio Zero. A via é fantástica!

A via começa num boulder na base do setor, um provável V4/5, bem longo, de uns 15 movimentos, até chegar na primeira chapa da via. Daí são 3 chapas, uns 5 metros até alcançar a primeira chapa da Evil Chicken From Hell 9a/b?, seguindo por ela por 4 chapas e saindo então pra direita, por mais 3 chapas até a parada. Isso tudo forma uma grande travessia de teto, em agarras abauladas, de cerca de 25 metros.

Essa já é a sexta via da Pedra Vermelha, que está se consolidando como o grande setor esportivo do Ceará, com vias de grau alto, com a mais fácil sendo um 7c! E ainda devem vir mais vias por ai, o que deve acabar por deixar um pouco confuso para os visitantes de fora encontrar as vias, já que algumas vão ser variantes, ligações, ou extensões de outras vias.

Pensando nisso, o Desce daí, Doido! resolveu criar o primeiro croqui da Pedra Vermelha, e disponibilizar on-line, para que todos os escaladores de fora do estado que queiram escalar na Vermelha, possam localizar as vias com mais facilidade. Você pode fazer o download do PDF clicando na imagem abaixo:

A galera do Ceará fica na espera de mais visitas, para encadenar os projetos e confirmar os graus. Figuras como o amigo do André,  Antônio Bortoleto (Doc), de São José dos Campos, que curtiu muito o setor, encadenou a Borboleta e confirmou o grau de 8b  já sugerido pelas 3 ascensões anteriores. Fica ai então o convite e que venham mais cadenas na Pedra Vermelha!

Facebook Comments