Adam Ondra encadena Chilam Balam

Depois da notícia que Adam Ondra e Chris Sharma iriam se unir para tentar a cadena da polêmica via Chilam Balam, o mundo da escalada ficou esperando ansiosamente esse momento. E finalmente a cadena saiu, mais cedo do que qualquer um poderia imaginar. E  o autor foi, é claro, o fantástico Adam Ondra!

Adam Ondra encadena a Chilam Balam
Adam Ondra na Chilam Balam 12b

Mas se você acha muito ele ter mandado a via, fique sabendo que ele fez isso em apenas 4 tentativas! Isso mesmo, 4 tentativas! Então a via não é um 12c (9b+ fr)? Provavelmente não, mas as notícias dão conta que Ondra acha que a via deve ficar em torno do já quase consolidado 12b (9b fr), o que explica também o porque de Sharma e Dani Andrada não terem encadenado a via anteriormente. Mas 12b em 4 tentativas? Bem, depois de escalar à vista vários 11c 11bs, não duvido nada que Ondra esteja tão forte a ponto de repetir um 12b em poucas tentativas, e que a cadena do primeiro 12c não demore a sair .

Mas agora vamos imaginar se ele inventar de trabalhar uma via por meses, como Sharma fez com a Jumbo Love? Será que teríamos o primeiro 13a do mundo?! Difícil de acreditar, mas acho que hoje completamente possível! Parabéns, Adam Ondra por essa fantástica cadena!

ps: o “mistério” da graduação da via parece ter sido resolvido, mas a da primeira ascensão de Bernabé Fernandez ainda não! Terá sido Ondra o primeiro?!

Fontes: Climbing Narc e UK Climbing

Facebook Comments