jump to navigation
18 mai 2011

Eu não gosto de “requentar” posts, mas quando tive problemas com o meu servidor ano passado, vários dos meus textos se perderam, alguns bem legais e que realmente fizeram falta ao blog. Minha sorte foi que nessa época, eu ainda era um colunista ativo do Alta Montanha e alguns desses textos acabaram indo parar por lá. Foi o que aconteceu com o meu post sobre o Sharma, e a Escalada e a vida, que foram textos legais que eu escrevi, que foram bastante lidos e eu pude recuperar do Alta Montanha e trazer de volta pro Desce daí, doido! E esse é outro texto legal que eu escrevi e que também ficou à salvo do “crash” do meu servidor. Então deixo com vocês aqui, meu manifesto (ou seria ode?!) ao boulder!

Um dia desses, antes de fazer minha primeira viagem pro Rio, eu conversando com alguns amigos sobre os meus planos de escalada para a cidade maravilhosa, falei com a naturalidade de alguém que gosta de boulders, que intencionava tirar um dos três dias da viagem para encarar os pequenos blocos. A resposta veio rápida:

- Eu não acredito que tu vai pro Rio, e vai fazer boulder! Boulder? O cara vai pro Rio de Janeiro e vai fazer boulder. Boulder o cara faz se for passar uns 10 dias, ai você tira um diazim pra descansar e fazer boulder!

Opa! Descansar e fazer boulder? Taí duas coisas que pra mim são completamente excludentes. Como é que uma pessoa consegue descansar fazendo boulder? Eu pelo menos termino mais acabado depois de uma boa sessão de boulder do que um dia inteiro fazendo esportiva.

Mas eu não fico surpreso com essa reação, pelo menos aqui no Ceará, onde praticamente não existem boulders e ninguém se interessa em trocar as grandes paredes pelos pequenos blocos. Você pode até não gostar de boulder, mas dizer que é algo que você faz num dia de descanso, é querer comprar briga comigo companheiro!

Tá certo que o bouldering surgiu como um treino para as grandes escaladas, mas com o passar do tempo ele se tornou uma modalidade com fim em si mesma. Tanto que existem hoje escaladores que dedicam-se somente ao bouldering, como Daniel Woods, Paul Robinson, Tyler Landman, Jason Kehl. Grandes escaladores, que estão entre os melhores do mundo. Agora pergunta pra eles se eles tão descansando.

Boulder é das modalidades de escalada, a que concentra um maior esforço físico em um menor espaço de tempo. É pressão o tempo inteiro. Força nos braços. Dedos rasgados sem perdão. Se alguém quiser usar essa “brincadeira” pra descansar antes de fazer um bigwall, vá em frente! Mas eu não recomendo.

Só sei que da próxima vez que me perguntarem porque eu estou indo fazer boulder ao invés de esportiva ou escalada clássica, eu vou dizer que minha próxima viagem pra fazer boulder, vai ser pra Yosemite! Belo descanso, né?

|
Postado por Neudson em : Pessoal, Texto , trackback
Tags:, , descanso

Comentários»

1. Fernando Henrique - 19 mai 2011

hehe..muito bom texto doido!
Tbm nunca vi ninguém descansando em quanto faz boulder, pelo contrario, só vejo os nego se cagando de fazer força! E com certeza faze-los antes de um big wall como treino ou descanso para ele, ia ser meio complicado.
Nossa região aqui proporciona de tudo, mas os boulders são um tipo de escalada rápida (distãncia) e não precisa de parceiro, apenas o crash e deu pra bola, por isso faço muitos boulders! E quando voçe vai pra via ta com as forças em dia!
Nomes do Big Wall como Dean Poter, Tomy Candwel tambem fazem boulder! Master of Stone e Dosage mostram isso…
Fui pro RJ ano passado 2 vezes, escalei muitas vias, mas com certeza gastar o resto dos meus dedos nos boulders foi muito maneiro!

Abração!
Nando (Grillo)

2. Claudney - 19 mai 2011

Entre uma tradicional e outra eu descanso as batatas fazendo boulder! hahahahhahaha