Evolução em saltos

Dizem por ai que a evolução não dá saltos. Mas parafraseando o Professor Xavier, parece que de tempos em tempos, ela dá sim, um salto, um enorme salto. É o que eu vejo acontecer hoje com a graduação da escalada esportiva.

Em setembro de 2008, Chris Sharma encadenou a primeira proposta de 12b (9b fr) do mundo, Jumbo Love. Naquele mesmo ano, Chris encadenou uma segunda proposta, Golpe de Estado. Passou-se um ano inteiro até ele inaugurar outra via nesse nível de dificuldade, com a via Neanderthal. E parou por ai. Três vias de 12b em um período de 2 anos! Parecia algo incrível!

Mas eis que surge a “mutação” Adam Ondra. Em 2010 ele repete a via Golpe de Estado e se torna o segundo homem na terra a encadenar um 12b e todos ficam aguardando o que viria pela frente.

E veio 2011, que com certeza vai entrar pra história da escalada esportiva. Em menos de 6 meses, uma enxurrada de novas vias no grau mais alto de dificuldade mundial, encadenadas ora por Chris Sharma, ora por Adam Ondra. Praticamente uma disputa entre o norte americano de 30 anos e o tcheco de 18.

Adam Ondra começou com a cadena de La Capella, em Siurana. Primeiro FA de um 12b do moleque. Empatou a disputa ao encadenar a via aberta por Chris Sharma, Chaxi Raxi, e passou o americano ao encadenar a polêmica Chilam Balam, em penas três dias! Três novos 12bs em apenas 2 meses! Isso sim é incrível!

Chris Sharma respondeu de pronto, e empatou a disputa encadenando seu antigo projeto em Margalef, First Round First Minute, que por enquanto fica como um 12b, mas tem potencial para ser o primeiro 12c (9b+ fr) do mundo.


Mas quem disse que acabou por aqui? Adam Ondra salta na frente mais uma vez ao encadenar mais um 12b de sua autoria: La Planta de Shiva, na mesma parede da Chilam Balam.

Já parecia demais. Um 12b pra cada novo mês do ano. Mas Chris Sharma resolveu deixar essa divisão um pouco mais difícil, e encadena mais um 12b, dessa vez em Oliana, Fight or Flight.

Seis novos 12bs em 5 meses! É como se de uma hora pra outra, esses dois escaladores tivessem dado um salto de rendimento, e encadenar vias no grau mais alto de dificuldade tivesse se tornado rotina.

No total, os 12bs do mundo somam agora 9,  e a “disputa” entre Chris Sharma e Adam Ondra segue empatada com 5 12bs para cada! E o ano nem chegou na metade! 2011 promete!

Obs: Ok, você deve estar se perguntando: mas e o 12b da Ali Hulk de Dani Andrada? E o 12b da Akira de Fred Rouhling? As duas vias compartilham a mesma característica, estão mais pra boulder, do que para via propriamente dita. Sobre a de Fred Rouhling, ainda impera a dúvida da cadena e também do grau. Ali Hulk foi encadenada tanto por Dani Andrada, quanto por Magnus Midtboe. Mas o que aproxima mais as duas vias e os escaladores que as encandenaram, é o fato de eles terem aparentemente parado por ai. Algo que não acontece com Chris Sharma e Adam Ondra, que seguem abrindo e encadenando 12bs.


Facebook Comments