Copa do Mundo de Boulder – Vail, EUA

Nessa sexta e sábado aconteceu em Vail, no Colorado, a etapa americana da copa do mundo de boulder, a quinta etapa da temporada, que já passou esse ano pela Itália, Eslovênia, Áustria e Canadá. No evento desse final de semana, parte do tradicional Teva Mountain Games, a grande atração era a participação de Daniel Woods, participando de uma etapa da copa do mundo pela primeira vez esse ano. Mas de atração Woods se transformou em decepção, não chegando nem nas finais da competição. Talvez o resultado tenha se devido ao estilo dos problemas na fase semi-final. Problemas em geral bastante técnicos, de muito equilíbrio e posicionamento, que não é o estilo preferido de Daniel Woods. Outra ausência sentida na final masculina foi a do japonês Tsukuru Hori, campeão da etapa canadense. No lado feminino, a disputa parecia que ia ficar realmente entre Ana Störh da Áustria, e Alex Puccio dos EUA, que passaram fácil pelos boulder nas eliminatórias e semi-finais.

As finais foram disputadas, no lado masculino, pelos escaladores Jonas Baumann (ALE), Dmitry Sharafutdinov (RUS), Guillaume Glarion Mondet (FRA), Kilian Fischhuber (AUT), Rei Sugimonto (JAP) e Chris Webb-Parsons (AUS), chegando pela primeira vez em uma final. No lado feminino a disputa final ficou entre as escaladoras Jain Kim (COR), Akiyo Noguchi (JAP), Melissa Le Neve (FRA), Ana Störh (AUT), Angela Payne e Alex Puccio (EUA).

A final trouxe quatro problemas bem diferentes das semis, que com certeza teriam dado a Daniel Woods a vitória se ele estivesse entre os 6 escaladores dessa etapa.  Kilian Fischhuber foi perfeito nessa final. Completou todos os 4 boulders propostos pelos route-setters na primeira tentativa. Ele foi seguido de perto por Dmitry Sharafutdinov, que também conseguiu top em todos os boulders, mas precisou de uma tentativa a mais em um dos problemas. O terceiro lugar ficou com o alemão Jonas Baumann, com 2 tops! Chris Webb-Parsons, com um corte de cabelo “a la” Jason Kehl, foi muito mal e não consegui nenhum top na final, ficando em último.

No feminino, também com boulders bem dinâmicos, a disputa entre Ana Störh e Alex Puccio, ficou mesmo foi entre Puccio e Le Neve. Mas pelo segundo lugar, já que Störh não deu chances às duas e fez top em todos os problemas. Puccio acabou ficando com o segundo lugar por ter conseguido 3 tops em flash. Le Neve ficou com a terceira posição. Akiyo Noguchi que vinha da vitória no Canadá, não foi bem dessa vez e ficou apenas com o quinto lugar.

Os resultados finais dessa etapa ficaram assim:

Masculino

1- Kilian Fischhuber (AUT)

2- Dmitry Sharafutdinov (RUS)

3- Jonas Baumann (ALE)

4- Rei Sugimoto (JAP)

5- Guillaume Glarion Mondet (FRA)

6- Chris Webb-Parsons (AUS)

Feminino

1- Ana Störh (AUT)

2- Alex Puccio (EUA)

3- Melissa Le Neve (FRA)

4- Jain Kim (COR)

5- Akiyo Noguchi (JAP)

6- Angela Payne (EUA)

Para o resultado completo, e o resultado das outras etapas, acesse http://www.ifsc-climbing.org/.

Facebook Comments