Resultado da etapa de Eindhoven da Copa do Mundo de Boulder

Esse final se semana aconteceu mais uma etapa da copa do mundo de boulder, dessa vez em Eindhoven na Holanda. Dessa vez consegui acompanhar apenas as finais pelo site que vem transmitindo todas as competições www.ifsc.tv, mas creio que tenha sido o bastante.

Diferente da etapa passada em Vail, a estrutura dos boulders em Eindhoven era mais modesta, boulders mais baixos e menos opções.  Talvez por isso os problemas tenham acabado ficando mais técnicos, exigindo um pouco mais de leitura e equilíbrio, o que foi bastante interessante na final.

Os finalistas dessa etapa foram, no masculino: Kilian Fischhuber (AUT) , Daniel Woods (EUA), Dmitry Sharafutdinov (RUS), Thomas Caleyron (FRA), Fracois Kaiser (FRA) e David Barrans (ING); no feminino: Akiyo Noguchi (JAP), Anna Stöhr (AUT), Melissa Le Neve (FRA), Juliane Wurm (GER), Anne-Laure Chevrier (FRA) e Petra Klingler (SUI). A equipe francesa mais uma vez se destacou essa etapa, colocando 4 atletas nas finais. Outra vez foi sentida a ausência nas finais de escaladores como Tsukuru Hori e Alex Puccio.

Como já citei, os problemas foram bastante técnicos, com a dominada da última agarra sendo um dos lances mais difíceis, geralmente feita de forma estática. Mas apesar do estilo dos problemas, os favoritos começaram a se destacar cedo, já no segundo problema. Kilian Fischhuber e Daniel Woods pelos homens, e Anna Stöhr e Akiyo Noguchi pelas mulheres, estavam claramente à frente dos outros competidores.

Dmitry Sharafutdinov, que tinha ido muito bem na etapa anterior em Vail, não conseguiu se sair bem dessa vez e terminou em quarto lugar. Com ele fora do pário a disputa ficou realmente entre Kilian e Daniel, que só foi definida no último problema.

Daniel havia feito o quarto e último problema em flash, jogando para Kilian a responsabilidade de fazer top até a sua segunda tentativa para levar o título. E parecia que a sorte estava do lado de Daniel, porque Kilian acabou desperdiçando a sua tentativa em flash. Se não mandasse na segunda a disputa já iria para as agarras bônus. Mas Kilian mostrou mais uma vez que está num nível superior nas competições. Encadenou o problema na segunda tentativa e garantiu o título de mais uma etapa, assumindo assim a liderança geral da Copa do Mundo, com 409 pontos, seguido por Sharafutdinov com 366.

No feminino, a história do masculino se repetiu. Disputa no último problema. Anna Stöhr fez top no quarto boulder de segunda deixando para Akiyo Noguchi a responsabilidade de ter que dominar a última agarra até a segunda tentativa para levar o título. Mas dessa vez Akiyo não fez muito suspense e garantiu o título com o top em flash, deixando Anna em segundo e Mellissa Le Neve em terceiro.

O resultado final da etapa de Eindhoven foi o seguinte:

Masculino

1. Kilian Fischhuber (Áustria)

2. Daniel Woods (Estados Unidos)

3. Francois Kaiser (França)

4. Dmitry Sharafutdinov (Rússia)

5. Thomas Caleyron (França)

6. David Barrans (Inglaterra)

Femino

1. Akiyo Noguchi (Japão)

2. Anna Stöhr (Áustria)

3. Melissa Le Neve (França)

4. Juliane Wurm (Alemanha)

5. Anne Laure Chevrier (França)

6. Petra Klingler (Suiça)

No final de semana que vem tem mais etapa da copa do mundo, dessa vez em Barcelona, que também vai poder ser acompanhada ao vivo pelo ifsc.tv. Para os resultados completos dessa, de outras etapas, assim como o resultado geral da copa do mundo, acesse o site da IFSC.

Facebook Comments