O grande espetáculo da escalada começa em Arco!

Começa amanhã o maior espetáculo que o mundo da escalada já viu: o 11º Campeonato Mundial de Escalada, que terá lugar na cidade italiana de Arco. Serão 10 dias de competições, com mais de 200 atletas, disputando o primeiro lugar nas modalidades de Boulder, Dificuldade e Velocidade, além do já tradicional Duelo do Arco Rock Masters, o novo Team Speed, e a grande novidade: o 1º Campeonato Mundial de Paraescalada; mostrando que o nosso esporte pode envolver realmente a todos!

A IFSC quer realmente realizar algo para ficar na memória, principalmente dos representantes do COI, que com certeza estarão presentes. Esse ano o evento terá uma cerimônia de abertura especial, com um espetáculo de dança, luzes e música representado a escalada, e o grande final desse espetáculo contará com a presença de duas lendas: Lynn Hill e François Legrand. Ainda teremos uma noite especial, onde será feita uma volta no tempo, pelos 25 anos dos Arco Rock Masters, com a presença de Lynn Hill, François Legrand, Yuji Hirayama e Luisa Iovane. Nessa mesma noite será feita a entrega do já tradicional Arco Rock Legends que premia os melhores escaladores do ano com o La Sportiva Competition Award, para o escalador(a) que mais se destacou nas competições durante o ano, e o Salewa Rock Award, para o escalador(a) que mais se destacou na rocha durante o ano. Na disputa por esse prêmios esse ano estão Chris Sharma, Adam Ondra, Enzo Oddo, Sasha DiGiulian e Gabriele Moroni ( Salewa Rock Award), e Ramon Julian, Jain Kim e Adam Ondra (La Sportiva Competition Award).

Mas o espetáculo não estaria completo se os melhores atletas do mundo lá não estivessem, e esse ano a disputa vai ser acirrada. No Boulder, Kilian Fischhuber vai buscar o único título que ainda lhe falta, mas pela frente terá um Adam Ondra motivado, que chega em Arco para disputar todas as modalidades do evento: Boulder, Dificuldade e Velocidade; algo que vai ser tentado também pelo suiço Cedric Lachat. Mas na disputa masculina pelo título do Boulder ainda estão nomes como Dmitry Sharafutdinov, segundo na Copa do Mundo, o francês Guillaume Glairon Mondet e Alexey Rubtsov. Entre as mulheres a disputa terá nomes como Anna Störh, atual lider da Copa do Mundo, Akiyo Noguchi, a coreana Jain Kim, que vai testar suas forças também no boulder essa vez, sem contar com as americanas Sasha DiGiulian, Alex Puccio e Alex Johnson.

Na dificuldade Ramon Julian vem como o grande favorito, tendo ganho 5 Arco Rock Masters e sendo até agora imbatível na cidade italiana. Adam Ondra vem focado, já tendo deixado claro que seu objetivo maior é ganhar essa competição. Mas também teremos outros grandes competidores, que com certeza estão na briga, como Jakob Schubert, Sean McColl e Magnus Midtboe. Entre as mulheres a coreana Jain Kim vai disputar com a austríaca Angela Eiter, e com os fortes times da frança e eslovênia, com nomes como Charlotte Duriff, Alizèe Dufraisse, Mina Markovic, Maja Vidmar e Natalija Gros.

O Brasil também estará presente, representado pelos escaladores Cesar Grosso, Thais Makino, André Berezoski, Janine Cardoso e Pedro Nicoloso.

O evento desse ano será transmitido pela rede de TV italiana RAI, com cobertura ao vivo pelos canais RAI Sport 1 e RAI Sport 2. E claro que teremos a transmissão completa do evento ao vivo pelo site IFSC.tv!

Fique ligado, o Campeonato Mundial de Escalada tem início amanhã, com as classificatórias masculinas do boulder, e segue até o dia 24 de julho! Para o programa completo do evento e os horários das competições acesse o site do Arco 2011!