O sonho olímpico continua: Escalada Esportiva em nova na lista do COI

Ainda não foi a escolha oficial, mas ontem o COI divulgou uma nova lista, mais curta, com os esportes que ainda podem sonhar com uma vaga nas competições de 2020, e a escalada esportiva é um deles. Lembrando que por Escalada Esportiva se entende as 3 modalidades hoje disputadas nas competições oficiais da IFSC: Dificuldade, Boulder e Velocidade (tanto individual, como por equipe e revezamento).

Os esportes na lista, além da escalada, são: Baseball, Karatê, Patinação (incluindo também o Skate), Softball, Squash, Wakeboard e Wushu (Kung-Fu). Um desses esportes estará nas Olimpíadas de 2020. Baseball e Softball sairam das Olimpíadas em 2008 e tentam voltar. Karatê, Patinação e Squash, não são novidade nas listas de esportes candidatos. Somente a Escalada Esportiva, o Wakeboard e o Wushu, estão pela primeira vez disputando uma vaga.

Os critérios levados em consideração para chegar nessa lista  foram baseados nos perfis dos atleta como gênero, número, representação demográfica, assim como a participação e contribuição dos jovens no esporte, medidas anti-dopping, sustentabilidade e legado do esporte, e desenvolvimento na mídia.

A decisão final do COI sobre qual esporte integrará a grade oficial das Olimpíadas de 2020 só sai em 2013. Até lá o IFSC pretende fazer dois grandes campeonatos mundiais, começando esse ano em Arco, para mostrar todo o potencial do esporte como competição.

Os comentários do presidente do COI sobre a inclusão do skii e snowboard slopestyle nas Olimpíadas de Inverno pode soar como um bom presságio: “Está crescendo rápido, e vocês tem atletas jovens, dedicados e espetaculares”. Será que isso se encaixa na Escalada?!

Ficamos na torcida para ver a Escalada Esportiva como esporte olímpico em 2020!

Fonte: IFSC

Facebook Comments