“Big-wall mais difícil do mundo” ganha segunda ascensão em livre!

Os escaladores Nico Favresse e Adam Pustelnik repetiram em livre a via Orbayu, em Naranjo de Bulnes na Espanha. A via, tida como o “Big-wall mais difícil do mundo”, foi liberada em 2009 pelos irmãos Pou, e tem 13 enfiadas, com várias na casa do 10º grau e uma graduada em 11b/c. As 4 primeiras enfiadas são em um negativo, e o restante da via compartilha trechos com antigas vias em artificial, se utilizando das proteções existentes, como pitons e nuts fixos!

Nicolas Favresse no crux da enfiada mais difícil (Foto de Bernardo Gimenez)
Nicolas Favresse no crux da enfiada mais difícil (Foto de Bernardo Gimenez)

Nico e Adam levaram 3 e  4 dias, respectivamente, para liberar todas as 13 enfiadas, para em seguida fazerem uma ascensão completa, desde o chão, em apenas um dia. Contudo os escaladores acham que o grau é mais baixo do que o sugerido pelos irmãos Pou. Eles creem que a enfiada mais difícil deve ficar na casa do 11a, ou até 10c, e também reduziram em pelo menos uma letra o grau de cada uma das outras enfiadas.

A nota triste da notícia, é que o escalador Adam Pustelnik, sofreu um acidente em outra via, 2 dias depois da repetição da Orbayu, quando uma agarra se quebrou e 3 proteções sacaram. Adam caiu 18 metros até o chão e teve fraturas no sacro, no externo e na vértebra L1, mas se recupera bem.

Confira abaixo Iker e Eneko Pou durante a liberação da via!

Fonte: Rock and Ice

Facebook Comments