Rosier Alexandre alcança o cume do Elbrus

Essa nota chega um pouco tarde aqui no blog, mas antes tarde do que nunca. No dia 17 de agosto o cearense Rosier Alexandre completou mais uma etapa do seu projeto de escalar as 7 montanhas mais altas de cada continente. O cearense já havia obtido sucesso no Aconcágua (maior montanha da América do Sul) e no Kilimanjaro (maior montanha da África), e dessa vez conquistou o cume da montanha mais alta da Europa, o Elbrus.

Rosier escalou a montanha pela sua face norte, a rota mais difícil e técnica do Elbrus. A escolha por essa face se deu devido a um conflito político que inviabiliza o acesso à face sul. Segundo conta em seu relato, Rosier quase desiste do ataque ao cume, estando apenas a 842m de lá, devido a uma tempestade que se instalou na montanha na noite anterior à escalada. Depois de descer até o acampamento base, 1000 metros abaixo, o tempo firmou e Rosier resolveu aproveitar a oportunidade e fazer um ataque ao cume, fazendo uma longa perna de 1892m, fincando a bandeira brasileira e cearense no topo do Elbrus às 13hs do dia 17 de agosto!

Faltam agora para Rosier, 4 cumes para conquistar: o Everest de 8848m, maior montanha do mundo; o MacKinley de 6194m, maior montanha da América do Norte, já tentada uma vez por Rosier; o monte Carstensz de 5039m, maior montanha da Oceania; e o próximo desafio do cearense, o Monte Vison, de 4897m, a maior montanha da Antártida!

Parabéns Rosier, por mais essa conquista e boa sorte na próxima expedição!

Facebook Comments