Semana Gringa – 20/08/11 a 26/08/11

Mais uma semana se passou, e se você estava completamente desligado do mundo e não sabe o que rolou e o que foi notícia lá fora, a Semana Gringa resolve o seu problema. Essa semana tivemos mulherada mandando ver! Teve cadena de altíssimo nível por uma mulher e feito inédito feminino em alta montanha. Tivemos cadenas de 11c, incluindo o primeiro de um famoso pico americano. E pra fechar tivemos a primeira ascensão de duas difíceis linhas num importante pico do País de Gales! Confiram!

Charlotte Durif encadena via de 11c

A escaladora francesa Charlotte Durif encadenou essa semana seu primeiro 11c (9a fr, 5.14d us), com a via Les 3p, em Gorge du Verdon. Charlotte é provavelmente a segunda mulher do mundo a escalar uma via nessa dificuldade, a primeira tendo sido a espanhola Jesune Bereziartu. A francesa, de 21 anos, levou um total de 11 tentativas para encadenar a via. Mais aqui (em inglês).

Gerlinde Kaltenbrunner escala os 14 picos de 8mil sem oxigênio suplementar

A escaladora austríaca Gerlinde Kaltenbrunner completou essa semana um objetivo que não é para muitos. Ela conseguiu escalar todos os 14 picos de 8 mil metros do mundo sem a utilização de oxigênio suplementar, tornando-se assim a primeira mulher do mundo a conseguir o feito. O objetivo de Gerlinde ficou completo com a chegada ao cume do K2 essa semana, escalando pela encosta norte, umas das mais raramente utilizadas. Mais aqui (em espanhol)

Cadenas de 11c para Matty Hong e Chris Sharma

O americano Matt Hong fez a primeira ascensão da via Bad Girls Club em Riffle, no Colorado, sugerindo a graduação de 11c (9a fr). A via, aberta por Joey Kinder, pode ser a de mais alta dificuldade do famoso pico americano. Enquanto isso na espanha, Chris Sharma colocou mais um 11c para já sua infinita lista de vias nessa graduação. A via em questão foi a Duele la Realidad, em Oliana. Segundo Daila Ojeda, ele escalou a via em poucas tentativas! Estará Sharma em busca do 11c à vista também?!

Neil Dyer faz a primeira ascensão de um 11b no País de Gales

O escalador britânico Neil Dyer fez a primeira ascensão de um projeto regrampeado por ele, chamado Megalopa e sugeriu a graduação de 11b (8c+ fr). Essa via vem se somar ao 11c da Big Bang, que teve sua segunda ascensão pelo próprio Neil Dyer recentemente (confira no vídeo abaixo). No mesmo dia que fez a primeira ascensão de Megalopa, Neil Dyer também fez a primeira ascensão da via The Brute 10b (8b fr). Mais aqui (em inglês).

Por essa semana foi só pessoal! Semana Gringa volta na próxima sexta, com mais “headlines” internacionais!

Facebook Comments