Por onde anda Patxi Usobiaga?

Pra quem tem acompanhado os campeonatos de escalada esse ano acho que já deve ter percebido a ausência de um grande nome, o espanhol Patxi Usobiaga, bi-campeão da Copa do Mundo em 2006 e 2007, e campeão mundial em 2009 (completando assim todos os títulos que se pode ganhar na escalada esportiva). Esse ano não se viu Patxi participar de nenhuma competição, nem notícia alguma de cadenas importantes na rocha, onde foi a primeira pessoa do mundo a escalar um 11b à vista em 2007.

A notícia boa é que Patxi não deu uma de Didier Berthod e foi morar num mosteiro.  Na verdade ele está se recuperando de uma hérnia de disco, resultado de um acidente que sofreu em junho do ano passado e quem tem incomodado muito o escalador, a ponto de ter dias onde mal consegue levar a cabo as atividades normais.

Patxi tem buscado manter a motivação se concentrando em outras atividades relacionadas a escalada, como o trabalho de route setter. Ele fez o curso de route setter em 2007, mas nunca havia tido tempo para tirar o certificado. Esse ano, sem competir, resolveu conseguir o certificado e passou pelo teste final, que era equipar uma via na Copa de Espanha. Ele também tem se dedicado a escalar vias longas, onde o esforço físico é menor. Para ele se manter escalando é o principal, não importa o grau.

Patxi ainda está longe de se recuperar, segundo ele mesmo, e tem buscado formas alternativas, como o surfe, de manter a forma e a mente sã longe da escalada. O Desce daí, doido! espera que Patxi se recupere o mais breve possível, e volte a mostrar nas competições e nas rochas que determinação, disciplina e dedicação podem trazer grandes resultados!Fonte: Desnível

Facebook Comments