Semana Gringa – 03/09/11 a 09/09/11

Mais uma semana gringa chegando na área galera! Essa semana também foi bem movimentada pelas escaladas esportivas e nos boulders. Tivemos Daniel Woods destruindo duas propostas de V16 na Austria, Sasha DiGiulian escalando forte na Espanha, repetição de 11c e de V16, e tivemos também o monstro Adam Ondra aparecendo de novo! Vamos então aos destaques da semana na gringa!

Sasha DiGiulian encadena seu terceiro 11b (8c+ fr)

A americana Sasha DiGiulian, de apenas 18 anos, escalou essa semana em Rodellar seu terceiro 11b! A via em questão foi a Cosi Fan Tutte, no setor La Piscineta. DiGiulian havia escalado dois outros 11b esse ano, em Red River Gorge, e com mais essa cadena confirma o nível forte que está escalando e se candidata a ser a terceira mulher a escalar um 11c! Kmon, Sasha!! Mais aqui, em inglês!

Via Bad Girls Club recebe a primeira repetição!

Semana passada foi noticiado a primeira ascensão da via Bad Girls Club 11c, em Rifle no Colorado. E já essa semana ela recebeu a sua primeira repetição, por ninguém menos que o escalador Jonathan Siegriest! O escalador conseguiu a cadena na sua oitava tentativa, mais rápido do que suas outras cadenas do mesmo grau, e acha que medir o grau pela quantidade de tentativas pode levar a erros! Será que ele está certo? Mais aqui, em inglês!

Daniel Woods repete propostas de V16 de Bernd Zangerl

O americano Daniel Woods, de 22 anos, repetiu essa semana dois fortes boulder austríacos, Memento e Anam Cara, propostos por Bernd Zangerl e cotados em V16! Daniel conseguiu as repetições de forma bastante rápida, escalando Anam Cara em dois dias de tentativas e Memento em apenas um dia! Os graus?! V14 e V13 respectivamente! Eita que o decote foi grande! Mais aqui, em inglês!

James Kassay faz quarta repetição do boulder Wheel of Life

O escalador James Kassay conseguiu esse semana a quarta repetição do boulder aberto por Dai Koyamada na Austrália, confirmando o grau de V16, proposto pelo escalador japonês. A discussão em relação ao boulder ainda reside sobre o fato de ele ser graduado como boulder, ou como via, já que tem mais de 60 movimentos!! Mais aqui, em inglês!

Adam Ondra faz FA de 12a e V15 no mesmo dia!

E o “menino Jesus”, como diz o meu amigo Caio Gomes, aprontou das suas outra vez! Depois de já ter escalado um 12b e feito um 11b à vista, no mesmo dia, o moleque conseguiu dessa vez a primeira ascensão da via Perlorodka 12a (9a fr) e do boulder Pata Ledovce, provável V15, ambos num setor local de escalada na República Tcheca. Daqui a pouco sai a notícia do primeiro 12a à vista pro pivete! Leia mais aqui, em inglês!

Facebook Comments