Semana Gringa – 26/11/11 a 02/12/11

2
dez
Tweet

Estamos de volta com mais uma Semana Gringa, dessa vez movimentada. Além do já noticiado V14 em flash de Daniel Woods, tivemos também repetições importantes de vias difíceis por Jorg Verhoeven e Gabriele Moroni. Essa semana tivemos também a repetição de um difícil Big Wall em Yosemite, e David Lama repetindo e liberando algumas outras grandes paredes na Suiça. Confira abaixo os destaques.

V14 em flash para Daniel Woods

Essa foi com certeza a notícia da semana e foi amplamente divulgada e comentada pela internet a fora. Daniel Woods encadenou essa semana o difícil boulder Entlinge, de Fred Nicole, cotado em V14/15. Até ai tudo bem, mas o infeliz fez isso de flash, quebrando assim um recorde e fazendo a ascensão em flash mais forte do mundo! Leia mais aqui!

Jorg Verhoeven repete Pure Imagination

O escalador alemão Jorg Verhoeven, em trip pelo clássico pico de escalada esportiva americano Red River Gorge, repetiu com rapidez essa semana uma das vias mais difíceis do lugar, Pure Imagination 11c (9a fr; 5.14d us). Durante a trip o escalador também repetiu a famosa 50 Words for Pump 11b (8c+ fr; 5.14c us), além de ter escalado 25 vias entre o 9b e 10b à vista ou em flash! Jorg ainda vai passar mais alguns dias nos Estados Unidos, e claramente em ótima forma, todos se perguntam qual será a próxima investida do alemão. Mais aqui em inglês e confira o vídeo da cadena abaixo.

Gabriele Moroni faz a primeira repetição da via Masoniamoc 11b/c

O escalador italiano Gabriele Moroni fez essa semana a primeira repetição da via Masoniamoc 11b/c (8c+/9a fr; 5.14c/d us), na pico italiano de Masone. Gabri precisou de 8 tentativas em 3 dias para escalar a via que teve a primeira ascensão feita pelo monstro Adam Ondra. Leia mais aqui em inglês e confira a cadena abaixo.

Sonnie Trotter faz a primeira repetição de The Prophet

O escalador canadense Sonnie Trotter, acompanhado e Will Stanhope, repetiu essa semana a imponente The Prophet 10b (8b fr; 5.13d us) no El Captain em Yosemite. A via em questão foi liberada pelo escalador britânico Leo Houlding no ano passado, feito que foi documentado e lançado em filme esse ano. Leia mais aqui em inglês.

David Lama escala duas fortes vias clássicas em treinamento para voltar ao Cerro Torre

O jovem escalador autríaco David Lama escalou essa semana dois difíceis big walls na Suiça, em treinamento para o seu projeto mais ambicioso (e controverso) que é liberar a via do Compressor, no Cerro Torre. Lama fez a primeira repetição da via Woher Kompass, um 10a (8a+ fr; 5.13c us) de 120 metros e liberou a via Vamos a la playa um 10c (8b+ fr; 5.14a us) de 6 enfiadas. Lama pretende voltar à Argentina em janeiro para tentar mais uma vez liberar a via do Compressor. Leia mais aqui em inglês.

David Lama na primeira ascensão da via Vamos a la Playa (foto de Rainer Eder)

Postado por Neudson em : Semana Gringa
Tags:Cerro Torre, , , Gabriele Moroni, Jorg Verhoeven, Leo Houlding, Pure Imagination, Sonnie Trotter, The Prophet

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!