Felipe Camargo inaugura novo grau de dificuldade no Brasil

Depois de se tornar o primeiro brasileiro a escalar uma via de 11º grau confirmado (Hulk 11a, Rodellar, 2009), e depois disso ter alcançado o lendário grau de “9a francês” (Ali Hulk, Rodellar, 2011), equivalente ao nosso 11c, Felipe Camargo parece estar determinado em colocar o Brasil no mapa das vias mais difíceis do mundo. Esse domingo, na Serra do Cipó, Felipinho encadenou um projeto que aguardava a muito tempo por uma ascensão e que pode ser a via mais difícil do Brasil: o projeto Premonição.

Felipe Camargo na Sinairo 10c, em Passa Vinte

Na sua última passagem pela Serra do Cipó, quando fez a primeira ascensão do primeiro 11a do pico mineiro (e talvez do Brasil), com a via Hooligans, Felipinho já tinha tentado o projeto Premonição, que começa com um boulder na casa do V12 até a quarta chapa, e daí segue pela via Poltergeist, num trecho cotado em 10c. Saiu de lá sem a cadena, mas determinado a voltar para o FA.

Nesse domingo saiu a cadena, e com ela Felipe Camargo finalmente confirma o 11º grau no Brasil. Isso porque embora a Hooligans tenha recebido duas cadenas sugerindo 11a (Felipe Camargo e Eduardo Barão), ela ainda pode vir a ser decotada e seguir os passos de outros prováveis 11a’s brasileiros, como a Dor é o Poder e Cabra da Peste. Mas no caso da Premonição, já sugerida como 11b, as chances de decote para 10c são muito pequenas, o que a deixa definitivamente dentro da casa do 11º grau!

O próximo projeto de Felipe Camargo é a extensão da via Coquetel de Energia 10c, no Campo Escola 2000 no Rio de Janeiro. Segundo ele a via deve ficar na casa do 11a/b e quem sabe começar a pavimentar o caminho brasileiro rumo aos graus mais altos de dificuldade na escalada!

Facebook Comments