Copa do Mundo de Boulder – 1ª etapa

Essa sexta e madrugada de sábado aconteceu a primeira etapa do ano da Copa do Mundo de Boulder, na China. Contando com um número reduzido de atletas, e sem alguns nomes importantes tanto entre os homens como entre as mulheres, a etapa ainda assim foi bem interessante e acabou com uma grande surpresa no masculino.

No masculino, a ausência de vários grandes nomes como Kilian Fischhuber e Daniel Woods, parecia deixar o caminho livre para a primeira vitória do ano do russo Dmitri Sharafutdinov, campeão mundial de boulder do ano passado. Mas numa grande zebra, Sharafutdinov não chegou nem sequer nas finais, ficando com um decepcionante 13º lugar. Ainda assim a Rússia foi bem na competição, colocando dois atletas na final: Alexey Rubtsov e Rustam Gelmanov. A final foi completada pelo austríaco Jakob Schubert, o francês Guillaume Glairon Mondet, o japonês Sachi Ama e o coreano Kim Jabee. Na disputa final o austríaco Jakob Schubert conseguiu dois “tops flash” e superou o francês Mondet, garantindo sua primeira vitória em uma competição de boulder. Para quem não se lembra, Schubert foi o campeão da Copa do Mundo de Dificuldade ano passado, com um desempenho fantástico de 5 vitórias num total de 8 etapas. Parece que agora o jovem austríaco quer dominar o mundo do boulder também. Resta saber se Fischhuber, Wood e companhia vão deixar.

No feminino, a grande surpresa ficou com a ausência de Alex Puccio das finais, com apenas um top nas semis. Sem ela a disputa ficou, como sempre, entre a austríaca Anna Stöhr, campeã da Copa do Mundo ano passado, e a japonesa Akyo Noguchi. A francesa Cecile Avezou, a inglesa Shauna Coxsey, a eslovena Mina Markovic e a coreana Jain Kim completaram a final. O primeiro lugar foi bastante disputado, com 2 tops para Akyo Noguchi e Anna Stöhr, mas Noguchi levando a melhor com dois tops à vista e garantindo o primeiro lugar nessa primeira etapa. Confira abaixo os resultados finais dessa etapa.

Copa do Mundo de Boulder 1ª etapa 

Masculino

1- Jakob Schubert (AUS)

2- Guillaume Glairon Mondet (FRA)

3- Rustam Gelmanov (RUS)

4- Sachi Ama (JAP)

5- Alexey Rubtsov (RUS)

6- Kim Jabee (COR)

Feminino

1- Akyo Noguchi (JAP)

2- Anna Stöhr (AUS)

3- Jain Kim (COR)

4- Shauna Coxsey (ING)

5- Cecile Avezou (FRA)

6- Mina Markovic (ESL)

Na semana que vem a Copa do Mundo de Boulder chega até a Eslovênia, na cidade Log-Dragomer, com  novos nomes entrando na disputa. Confirmados no startlist da próxima etapa aparece os escaladores Kilian Fischhuber, Sean McCool, Chris Webb-Parsons, Cedric Lachat, Ethan Pringle, Angela Payne e Maya Vidmar.

Facebook Comments