Lais de guia ou oito: qual o mais seguro?

Esses dias tem circulado na internet a notícia de que a investigação da morte de um escalador em uma academia da Inglaterra, concluiu que a causa do acidente foi o uso incorreto do nó Lais de Guia (duplo). O Lais de guia tem se tornado a cada dia um nó de encordamento mais popular, principalmente entre os escaladores esportivos. A escolha se dá pelo fato de que o Lais de Guia, diferente do nó oito duplo, é mais fácil de desatar depois de uma queda grande. Pra quem já tomou um quedão em uma via esportiva e depois teve que lutar, completamente bombado, pra desatar o nó oito, essa é uma ótima justificativa.

O nó Lais de Guia duplo (sem o arremate de backup)

Contudo, é também de senso comum  que o nó Lais de Guia, apesar de não ser mais difícil de fazer (alguns dizem que é até mais fácil), é bem mais difícil de ser inspecionado visualmente. Resumindo, é mais fácil de você não saber se fez certo ou errado. Algo que dificilmente acontece com o nó oito duplo. Um fator que pesa contra o Lais de Guia é o fato de ele necessitar de um backup para que o nó não corra. O mesmo não é necessário para o nó oito duplo. Isso requer do escalador uma dose maior de atenção ao fazer o nó.

Então quer dizer que o nó oito duplo é o mais seguro pra se encordar? Não. O nó  mais seguro vai ser sempre aquele que você tenha segurança ao usar, e que faça prestando atenção. Eu nunca usei o Lais de Guia para me encordar, e tenho vontade de testar o nó. Mas só vou fazer isso quando tiver 100% de certeza que eu o faço de forma correta (de preferência com alguém que use por perto). Por outro lado, eu uso o nó oito desde comecei a escalar e já tive um incidente, onde me distrai durante a confecção do nó e por sorte não me machuquei.

Resumindo, seja qual for o nó que você escolha para se encordar, certifique-se apenas de duas coisas: saber exatamente o que você está fazendo (nada de “é mais ou menos assim…”); e prestar total atenção no que está fazendo. No final das contas, segurança na escalada se resume em estar atento. Lais de Guia ou Oito Duplo? Tanto faz. Contanto que seja bem feito e com atenção.

Facebook Comments