Qual o segredo para escalar mais forte?

Você já se perguntou várias vezes qual é o segredo dos grandes escaladores? O que eles fazem para escalar mais forte? A maioria tende a pensar que o segredo está na força dos braços, algo que pra mim também faz todo sentido. Mas como tenho pensado bastante nos meus treinos, qualquer assunto referente a isso me chama a atenção. E o que me chamou a atenção hoje foi um post do escalador canadense Sonnie Trotter. Pra quem não conhece, Sonnie é o escalador que fez a primeira ascensão do que pode ser a fenda mais difícil do mundo, a Cobra Crack (Não sabe do que eu estou falando? Então assista ao filme First Ascent).

No seu blog ele fala um pouco da experiência dele e diz que o segredo para escalar mais forte, estaria em 3 coisas: força no tronco (tensão corporal), força nos dedos, e força na mente! Lendo assim parece idiotice. Todo escalador forte, tem muita força nos braços certo? Já vimos por ai diversos vídeos de escaladores como Dani Andrada, Magnus Midtboe e tantos outros, fazendo barra com um braço só, então força nos braços deve contar!

Creio que deva contar sim, mas talvez não seja realmente tão importante assim. Recentemente saiu uma notícia sobre o melhor escalador do mundo, o feioso do Adam Ondra (já ouviu falar né?) dizendo que só agora, depois de dezenas de 12a e alguns muitos 12b, ele conseguiu fazer sua primeira barra com um braço! Parece até difícil de acreditar, mas é verdade.

Outro caso interessante, citado por Sonnie em seu post, é o de Dave Graham. Sonnie fala que quando conheceu Dave ele estava destruindo todas as vias difíceis em Hell Cave, Utah. No entanto, na academia, Dave não conseguia acompanhar o resto da galera nas brincadeiras no campus. Como um cara que mandava V12 com facilidade não conseguia fazer travadas que para outros era algo tão simples? E apesar disso, como ele conseguia melhores resultados na rocha? O segredo de Dave parece realmente estar nos três fatores que Sonnie citou.

Então, em essência, esse é o segredo para escalar mais forte para Sonnie Trotter (tradução livre):

Dicas para escalar mais forte

1.  Concentre-se na sua relação peso/potência, ou seja, poucos músculos mas bem fortes. Condicionamento geral é uma boa, mas somente pra evitar ganhar peso desnecessário. Mais comida rica em vitaminas, e menos doces. Mais vegetais, mais proteína, e mais exercícios aeróbicos também não vão fazer mal. Adicione água, eletrólitos e antioxidantes. É tudo bem simples e básico, não há necessidade de fazer nenhuma dieta rígida, só um pouco de bom senso e força de vontade. Sem suor. 

2. Foque na tensão corporal. Se seu tronco é fraco você vai cansar mais rápida em vias negativas. Cansando você vai descolar da parede, descolando da parede você vai ficar mais longe das agarras que você quer alcançar. Se você tiver o tronco forte, você vai ficar mais próxima da parede, fazendo os movimentos mais fáceis e mais curtos.

3.  Force seus dedos. Se você não forçar seus dedos regularmente, eles irão esquecer como apertar agarras pequenas. É algo neurológico. Force seus dedos fazendo reglete, meio reglete, pega aberta. Se você começar a fazer coisas só com um dedo, não vai durar muito e você vai acabar de machucando. Só faça isso se você precisar treinar pra um décimo primeiro grau, e ainda assim por um curto período de tempo. Eu prefiro manter tudo bem simples. A maioria das agarras que eu uso não são estranhas e dificilmente de um dedo. Geralmente usam 3 ou os 4 dedos, mas elas são difíceis de segurar. Se você ficar muito forte para o seu fingerboard, adicione um pouco de peso, mas não exagere. Use o bom senso. É tudo muito simples, mas funciona se você realmente fizer isso e não desistir.

4.  Escale o máximo que você puder. Escalada esportiva não é tão difícil para o corpo quanto o boulder. Então saia, mexa esse corpo, faça o sangue correr, fique bombado, divirta-se, seja legal com seu amigos de escalada, e seja agradecido por ter a capacidade de fazer o que faz. Se você tem um pico local, agradeça por isso, algumas pessoas moram no Kansas…

5.  Mantenha-se motivado. Lembre-se do porque você se apaixonou pela escalada pra começo de conversa. Escalar é a coisa mais legal do mundo, é algo que trabalha o físico, bonito, e um ótimo exercício mental. Alcançar um novo nível é como descobrir uma novo lado da sua personalidade. Escale com gente que force a você a estar na rocha, a expandir o seu mundo, manter você curioso, e pessoas que façam você se sentir bem com você mesmo, e rir e não aqueles que vivem reclamando do mundo. Pessoas chatas são um saco, escalar não é! 

Então, diga adeus às barras! Brincadeira, não precisa se radical… 😉

Facebook Comments