Brooke Raboutou escala seu primeiro 11a e bate recorde de Adam Ondra

A pequena Brooke Raboutou, de apenas 11 anos, escalou essa semana na Espanha seu primeiro 11a (8c fr). A via escalada foi a já bem estabelecida Welcome to Tijuana em Rodellar, que também já havia sido escalada pelo irmão mais velho de Brooke, Shawn, de 13 anos. Com a cadena Brooke pode ter conseguido o que muitos achavam impensável: ter derrubado um dos recordes do fenômeno  da escalada Adam Ondra.

Brooke Raboutou a pessoa mais jovem a escalar um 11a!

Adam Ondra já detinha todos os recordes de mais jovem escalador a encadenar determinada dificuldade justamente desde os 11 anos, quando escalou seu primeiro 11a, e mantém todos os outros recordes, sendo o mais importante o de pessoa mais jovem a escalar um 11c (9a fr) com 13 anos. Segundo o seu “scorecard” no 8a.nu, Adam escalou seu primeiro 8c em dezembro de 2004, com a via Sperlonga, quando ele tinha 11 anos e 10 meses (Adam é de Fevereiro de 1993). Já Brooke encadenou a Welcome to Tijuana essa semana, com 11 anos e 3 meses (Brooke é de Abril de 2001). A não ser que Ondra tenha encadenado outro 11a antes disso e que não conste na sua lista de cadenas no 8a, Brooke Raboutou se torna a pessoa mais jovem a ter escalado uma via na dificuldade de 11a.

Podemos esperar agora que Brooke bata os demais recordes de Ondra? Levando em conta a evolução da baixinha que saltou do 9c (8a fr) em 2010 para o 11a esse ano, não é de se duvidar que ela consiga chegar no 11c antes dos 13. Depois de ver Ashima Shiraishi se tornar a pessoa mais jovem a mandar um V13 e agora Brooke a estabelecer esse importante recorde nas vias, só chegamos a uma conclusão: o futuro da escalada é das mulheres! Fonte: 8a.nu, ClimbingNarc, Desnível 

Facebook Comments