Copa do Mundo de Dificuldade: 1ª Etapa, Chamonix

Começou  a temporada da Copa do Mundo de Dificuldade 2012, e a primeira etapa do ano aconteceu na cidade berço do montanhismo francês, Chamonix. Juntamente com a primeira etapa de Dificuldade, também aconteceu a primeira etapa da Copa do Mundo de Velocidade (speed).

As qualificatórias da etapa de Dificuldade aconteceram na quinta-feira, sem muitas surpresas entre aqueles que passaram para final, tanto no masculino quanto no feminino. As semi-finais e finais aconteceram ontem, e foram bastante disputadas, terminando com as vitórias de Sachi Ama no masculino e Mina Markovic no feminino.

Nessa temporada a modalidade dificuldade traz novas regras. Acabou a pontuação por agarra tocada (o sufixo “-” na pontuação) valendo agora somente agarras dominadas e usadas. Mas a mudança mais radical ficou pelo novo sistema de desempate que leva em conta o tempo, mas não foi desse vez que vimos ele ser utilizado.

Durante as semifinais os routesetters prepararam vias bastante duras, tanto para homens quanto para mulheres. O grau aproximado das vias era de 10c (8b+ fr) para as mulheres e 11a (8c fr) para os homens. Com vias nesse nível apenas uma mulher e dois homens conseguiram fazer top. Entre as mulheres a autora da façanha foi a eslovena Mina Markovic, entre os homens o canadense Sean McColl e o austríaco Jakob Schubert.

Com o top de Schubert já se esperava o antecipado embate com o espanhol Ramon Julian na final, mas qual não foi a surpresa geral quando Schubert apareceu em 11º na classificação, ficando de fora da grande final. Ao que parece, Schubert teria apoiado em parte o pé em uma das chapas durante um “heelhook”, sendo assim contabilizada a última agarra tocada por ele antes disso. Sem Schubert, que foi o campeão ano passado tendo ganhado as primeiras quatro etapas da Copa do Mundo, a final parecia ficar agora entre Ramon e Sean McColl.

Nas finais femininas a via muito bem planejada foi derrubando as escaladoras cada vez um pouco mais alto, até chegar a coreana Jain Kim, que desgarrou das demais e assumiu a primeira colocação, permanecendo nela até a vez de Mina Markovic escalar. Mina escalou muito bem, mostrando ao mesmo tempo força e técnica, alcançou Jain Kim mas caindo exatamente na mesma agarra que a coreana. Mina desceu desanimada, achando que seu desempenho não seria suficiente para lhe garantir a vitória, e ficou surpresa com o resultado. Como Mina havia feito top na semi, o primeiro lugar ficou com ela, com Jain Kim em segundo e Momoka Oda do Japão em terceiro.

No masculino a mesma maestria na execução da via feminina se repetiu, com a exceção do francês Romain Desgranges, que surpreendentemente caiu logo no começo da via, num lance extremamente fácil. Ramon Julian, que foi o quinto a escalar, deixou bem para trás a agarra mais alta alcançada até ali, e parecia estar indo para o top. Mas faltando 7 agarras para o final ele caiu. Restava agora esperar pelos demais. O japonês Sachi Ama entrou para escalar confiante, e foi superando um a um os adversários até chegar ao ponto onde somente Ramon havia chegado. Um lance a mais e ele ficaria com o primeiro, e foi o que ele conseguiu. Sachi Ama desceu lider, mas ainda faltava o canadense Sean McColl, que levava a vantagem de ter feito top na semi. Sean escalou bem, mas não chegou a ameaçar os 2 primeiros, ficando com a terceira colocação.

Confira abaixo o vídeo com as finais na íntegra!

A Copa do Mundo de Dificuldade segue agora para Briaçon, onde acontece a segunda etapa no próximo final de semana.

Resultados

Masculino

1. Sachi Ama (JAP)

2. Ramon Julian (ESP)

3. Sean McColl (CAN)

4. Mikhail Chernikov (RUS)

5. Magnus Midtboe (NOR)

6. Thomas Ballet (FRA)

7. Thomas Tauporn (ALE)

8. Romain Desgranges (FRA)

Feminino

1. Mina Markovic (ESL)

2. Jain Kim (COR)

3. Momoka Oda (JAP)

4. Helene Janicot (FRA)

5. Magdalena Rock (AUS)

6. Sasha DiGiulian (EUA)

7. Evgenia Malamid (RUS)

8. Matilda Soderlund (SUE)

 

Facebook Comments