Copa do Mundo de Dificuldade tem início essa semana com novas regras

Vai começar essa semana a temporada 2012 da Copa do Mundo de Dificuldade. A primeira etapa será nesta quinta e sexta, na cidade francesa de Chamonix. Ao todo serão 9 etapas que serão disputadas na França, Áustria, Bélgica, Estados Unidos, Coreia, China, Japão, fechando com a última etapa na Eslovênia em Novembro.

Essa Copa do Mundo promete ser bem disputada, principalmente no masculino onde se espera uma luta etapa a etapa entre Jakob Schubert e Ramon Julian, que tem demonstrado estar em uma ótima forma. No feminino a disputa deve ficar entre as favoritas de sempre Mina Markovic e Jain Kim, com uma grande expectativa para ver como vai se sair esse ano a americana Sasha DiGiulian, depois de expressivos resultados na rocha.

Mas a grande novidade da Copa do Mundo de Dificuldade esse ano vai ficar por conta das  novas regras. Uma das novidades é eliminação da pontuação “-“, ou seja, agarra tocada não vai mais contar para pontuação, somente agarras dominadas ou usadas. Mas a mudança que está causando mais polêmica é o novo sistema de desempate que vai levar em conta o tempo levado pelos atletas para completar a via. No caso de empate na via final, e caso o empate persista levando em conta os resultados das semis e das qualificatórias (quando os atletas escalaram no mesmo grupo), o tempo da tentativa de cada um na via final vai ser levado em conta para o desempate. Tempos menores, melhor classificação. As novas regras foram adicionadas para evitar fatos ocorridos em etapas anteriores da Copa do Mundo de Dificuldade, onde já se chegou a ter 4 atletas empatadas no feminino.

Na prática, parece que essa nova regra de desempate raramente vai ser utilizada, mas ainda assim incomoda. O tempo nunca fez parte da escalada de dificuldade (afinal de contas existe a modalidade “Speed”), e a expectativa é nunca chegar a ver um Campeão de Copa do Mundo decidido pela diferença de 1 segundo marcado num relógio.

Facebook Comments