Jorg Verhoeven e Momoka Oda vencem em Imst

Nem Sachi Ama, nem Heléne Janicot ou Mina Markovic, os vencedores dessa terceira etapa da Copa do Mundo de Dificuldade disputada esse final de semana em Imst foram completamente diferentes. O holandês Jorg Verhoeven ficou com a vitória entre os homens, enquanto entre as mulheres a vencedora foi a japonesa Momoka Oda, com os donos da casa, os austríacos, alcançando apenas a segunda posição entre os homens, com Jakob Schubert, e a terceira entre as mulheres, com Johanna Ernst.

As “surpresas” na classificação final tiveram sua razão de ser. As vias dessa etapa foram de longe as mais difíceis até agora. Os routesetters mandaram ver e criaram linhas gigantes, cruzando extensos negativos e passagens de teto em agarras não tão generosas. Ficava claro que os escaladores caiam da parede por estarem totalmente bombados e não por erros de leitura em alguma sequência mais complicada. Admito que a competição não foi assim tão bonita de se ver, devido as vias serem tão constantes, sem cruxes bem definidos, mas isso com certeza contribuiu para uma melhor separação entre os atletas, principalmente no feminino, onde na etapa passada a vitória foi decidida no desempate por tempo.

Jorg Verhoeven na via final
Momoka Oda escalando para a primeira vitória na temporada

Nas semifinais a via dos  homens estava bastante difícil, com todos os escaladores caindo bem abaixo da agarra de topo, mas todos em lugares diferentes, sem deixar a classificação embolada. No feminino a via ficou quase perfeita, e apenas Mina Markovic conseguiu o top, passando para as finais em primeiro. Mas na final as vias seguiram o mesmo ritmo, super vias de resistência que minavam os escaladores aos poucos. Entre os homens Cedric Lachat e Jorg Verhoeven chegavam na primeira final de Copa do Mundo da temporada. Cedric não foi tão bem, e claramente bombado caiu bem cedo na via. Já o holandês Verhoeven foi o quinto a escalar e onde ele chegou, ninguém mais conseguiu, nem Jakob Schubert nem Ramon Julian, que escalaram em seguida. No feminino as escaladoras foram se revezando uma a uma na cadeira do líder, até entrar Momoka Oda e passar todas as que haviam escalada até ali em mais de 10 agarras. Depois dela só restava a eslovena Mina Markovic, que apesar de ir melhor que todas as outras, não conseguiu alcançar a japonesa que ficou com o título.

Com as vitórias de Verhoeven e Oda a classificação da Copa do Mundo embola um pouco mais, mas ainda tendo Sachi Ama e Mina Markovic em primeiro. Agora a Copa do Mundo de Dificuldade faz uma pausa e só retorna no final de setembro em Puurs. Mas enquanto isso vamos ter a última etapa da Copa do Mundo de Boulder em Munique, daqui duas semanas, e o Campeonato Mundial de Escalada em Paris, em setembro.

Copa do Mundo de Dificuldade – Etapa Imst

Masculino

1. Jorg Verhoeven (HOL)

2. Jakob Schubert (AUS)

3. Sachi Ama (JAP)

Feminino

1. Momoka Oda (JAP)

2. Mina Markovic (ESL)

3. Johanna Ernst (AUS)

 

Classificação Geral

Masculino

1. Sachi Ama (JAP)  – 265 pts

2. Jakob Schubert (AUS) – 176 pts

3. Ramon Julian (ESP) – 174 pts

4. Magnus Midtboe (NOR) – 161 pts

5. Sean McColl (CAN) – 145 pts

6. Romain Desgranges (FRA) – 134 pts

Feminino

1. Mina Markovic (ESL) – 235 pts

2. Momoka Oda (JAP) – 216 pts

3. Hélène Janicot (FRA) – 202 pts

4. Johanna Ernst (AUS) – 180 pts

5. Jain Kim (COR) – 152 pts

6. Charlotte Durif (FRA) – 143 pts

 

Facebook Comments