Saem os indicados ao Arco Rock Legends 2012

Foram divulgados os indicados aos prêmios do Arco Rock Legends, considerado o “Oscar” da escalada. Um grupo de especialistas de 21 revistas de escalada do mundo inteiro escolheram os candidatos aos prêmios Salewa Rock Award (entregue ao destaque na escalada em rocha do ano) e o La Sportiva Competition Award (oferecido ao destaque nas competições de escalada durante o último ano).

Os indicados ao Salewa Rock Award

A americana Sasha DiGiulian conseguiu ser uma das indicadas para o Salewa Rock Award, algo que não é surpresa alguma, já que recentemente ela tem se destacado nas cadenas na rocha, puxando os limites da escalada feminina, e se colocou definitivamente entre as melhores escaladoras da história ao encadenar o difícil grau de 11c (9a fr; 5.14d us). Ganhando o prêmio esse ano, Sasha pode repetir o feito de Josune Bereziartu, que ganhou em 2006 após se tornar a primeira mulher a escalar um 11c. O também americano Dave Graham também aparece na lista do Salewa, tendo se destacado bastante nos boulders, principalmente com uma gigantesca contribuição no desenvolvimento de novos picos. O espanhol Iker Pou também entrou na lista, tendo se destacado nas grandes paredes, assim com em cadenas esportivas de vulto. Daniel Woods é outro americano na lista, que é completada por ninguém menos que o fenômeno Adam Ondra, que já levou o prêmio em 3 edições anteriores e é claramente um dos favoritos para repetir a dose esse ano.

Os indicados ao La Sportiva Competition Award

Saindo da rocha para a resina, os indicados desse ano para o La Sportiva Competition Award não poderiam ser de outra nacionalidade. A Áustria dominou as indicações com Kilian Fischhuber, Anna Störh e Jakob Schubert fechando a lista. Todos os três foram inegavelmente os destaques absolutos no último ano. Kilian garantiu mais uma vez o título da Copa do Mundo de Boulder e foi acompanhado pela esposa Anna Stöhr, enquando Jakob dominou a Copa do Mundo de Dificuldade, ganhando 4 etapas seguidas, garantindo o título e ficando com o segundo lugar no Campeonato Mundial.

Arco Rock Legends

Vencedores do Salewa Rock Award: Josune Bereziartu (2006), Patxi Usobiaga (2007), Adam Ondra (2008), Chris Sharma (2009), Adam Ondra (2010), Adam Ondra (2011).

Vencedores do La Sportiva Competition Award: Angela Eiter (2006), David Lama (2007), Maja Vidmar (2008), Kilian Fischhuber (2009), Akyo Noguchi (2010), Ramon Julian Puigblanque (2011)

Fonte: Desnível

 

Facebook Comments