Campeonato Mundial de Escalada 2012

Amanhã tem início o Campeonato Mundial de Escalada 2012, o grande teste da escalada antes da decisão do COI sobre qual esporte vai integrar os jogos Olímpicos de 2020. Observadores do comitê estarão de olho nessa competição avaliando as chances da escalada se tornar um esporte olímpico, e a julgar pelo que o IFSC tem feito, creio que as chances de impressionar são grandes!

Esse ano o Campeonato Mundial vai acontecer na cidade de Paris, no ginásio Bercy, bem ao lado do Sena e que já foi palco de grandes shows internacionais. Dessa vez a escalada é que vai ser a grande atração, com as modalidades de Dificuldade (Lead), Boulder e Velocidade acontecendo simultaneamente no ginásio. Vão ser mais de 500 atletas, de mais de 50 países e um público estimado de 15 mil pessoas. Vai ser uma verdadeira festa!

Na modalidade dificuldade os grandes nomes entre os homens são, sem dúvida nenhuma, o escalador espanhol Ramon Julian, atual campeão mundial, e o fenômeno Adam Ondra, considerado por muitos o melhor escalador da atualidade. Mas disputando com os dois ainda vão estar nomes de peso, como o japonês Sachi Ama, que está liderando a temporada da Copa do Mundo, o austríaco Jakob Schubert, o canadense Sean McColl. Vamos ter também a inusitada presença do americano Daniel Woods, participando pela primeira vez de um campeonato mundial de dificuldade (promentendo surpreender).  Entre as mulheres, a atual campeã Angela Eiter está de volta, brigando para manter o título, mas terá uma disputa difícil pela frente. Mina Markovic, Johanna Ernst, Maja Vidmar, Jain Kin e a queridinha da américa, Sasha DiGiulian, estão entre as fortes concorrentes ao título. A brasilera Janine Cardoso também estará participando e vai tentar conseguir uma vaga entre as 26 semifinalistas, o que já seria um grande resultado!

No boulder, o russo Dmitri Sharafutdinov vai tentar manter o título entre os homens, mas vai ter pela frente o seu compatriota Rustam Gelmanov, atual campeão da Copa do Mundo, além de Kilian Fischhuber, Daniel Woods, Jakob Schubert, e é claro, Adam Ondra, que mais uma vez vai tentar o título geral. Nessa modalidade vamos contar com a presença do escalador brasileiro Pedro Nicolosso, único representante do Brasil na modalidade, que com certeza vai se ressentir da ausência de Felipe Camargo e Cesar Grosso, nomes praticamente certos numa semifinal. Entre as mulheres a franca favorita é Anna Stöhr, atual campeã mundial e da Copa do Mundo. Disputando com ela vão estar Akyo Noguchi, Alex Puccio, Melissa Le Neve e Sasha DiGiulian. A brasileira Thais Makino, atual campeã brasileira de boulder, vai estar brigando por uma vaga entre as semifinalistas, com chances reais de estar entre as 26 primeiras. Mas se for pra apostar, eu creio que ela vai ficar muito bem colocada no final, com uma chance até de chegar numa eventual final. Vamos torcer!

Paralelamente ao Campeonato Mundial de Escalada, vai estar acontecendo o Mundial de Paraescalada, onde o Brasil vai estar muito bem representado pelo escalador paulista Raphael Nishimura. É a primeira vez que Raphael disputa um mundial, mas ele tem grandes chances de estar na final na sua categoria e quem sabe até mesmo subir ao pódium. Um grande nome disputando com ele é o do escalador francês Philippe Ribiere.

Lembrando que todas as disputas do Campeonato Mundial vão estar sendo transmitidas ao vivo pelo site ifsc.tv, e é por lá que o Desce daí, doido! vai acompanhar os brasileiros que vão estar competindo em Paris. Os horários (de Brasília) das disputas, e a presença dos brasileiros, vocês conferem abaixo:

Quarta-Feira 12/09

4h – 13h – Qualificatórias Masculinas Boulder (Brasil na disputa: Pedro Nicolosso)

5h – 11h – Qualificatória Paraclimbing – Via 1 (Brasil na disputa: Raphael Nishimura)

8h – 13h – Qualificatórias Femininas Dificuldade (Brasil na disputa: Janine Cardoso)

Quinta-Feira 13/09

4h – 13h – Qualificatórias Masculina Dificuldade

5h – 11h – Qualificatórias Paraclimbing – Via 2 (Brasil na disputa: Raphael Nishimura)

8h – 13h – Qualificatórias Femininas Boulder – (Brasil na disputa: Thais Makino)

Sexta-Feira 14/09

5h – 8h30 – Semifinal Masculina Boulder

5h – 8h30 – Semifinal Feminina Dificuldade

9h- 13h – Qualificatórias Velocidade

9h-12h – Final 1 – Paraclimbing

12h – Cerimônia de Premiação

Sábado 15/09

5h – 8h30 – Semifinal Feminina Boulder

5h – 8h30 – Semifinal Masculina Dificuldade

13h30 – 15h – Final Masculina Boulder

16h15 – 17h15 – Final Feminina Dificuldade

17h15 – 18h – Final Feminina Velocidade

Domingo 16/09

8h – 9h30 – Final Feminina Boulder

10h45 – 11h45 – Final Masculina Dificuldade

11h45 – 12h30 – Final Masculina Velocidade

Facebook Comments