Raphael Nishimura é prata no Campeonato Mundial Paraclimbing

Foi emocionante! Tudo começou ontem, quando Raphael Nishimura escreveu no seu perfil do Facebook que havia ido mal na segunda via qualificatória e pedia desculpas por decepcionado os brasileiros. Mas mau sabia ele naquele momento, que na verdade ele havia conseguido a classificação para a grande final, na sexta colocação. E hoje Raphael Nishimura voltou ao ginásio de Bercy em Paris, dessa vez para escalar na parede principal, e brigar por um lugar no pódium. Competindo com ele mais 5 escaladores, com diferentes níveis de deficiência, alguns com tão poucos empecilhos para a escalada que pareciam praticamente normais.

Os escaladores brasileiros invadiram o chat da transmissão online passando energia positiva e torcendo por Raphael. Tanto que até o comentarista falou do apoio brasileiro ao vivo! Estava bonito de se ver.

Raphael foi o primeiro a escalar, e mostrando bastante técnica foi o mais longe que pode, chegando na 20ª agarra na via levemente negativa. Alguns ficaram apreensivos, mas desconheciam que para a modalidade paraclimbing existe um coeficiente de habilidade, para compensar os diversos níveis de deficiência e equilibrar os atletas. Esse coeficiente é multiplicado pela pontuação da via para se chegar a pontuação final. Raphael era o atleta que tinha o maior coeficiente, significando que ele era o que tinha maior dificuldade para executar os movimentos de uma escalada.

Os demais atletas foram entrando e indo mais longe do que Raphael, um inclusive fazendo o top. Mas nada disso importava, porque o coeficiente deles era muito baixo, e na pontuação final nenhum deles ultrapassava Raphael. Apenas um conseguiu passar a frente do paulista, o indiano Manikandan Kumar, que foi o último a escalar, deixando Raphael com a medalha de prata e se tornando o primeiro brasileiro a subir ao podium em um Campeonato Mundial de Escalada!

O Desce daí, doido! deixa aqui os parabéns para esse grande atleta (e pessoa) que é o Raphael Nishimura, por todo seu empenho e dedicação e o grande exemplo de superação e força de vontade que ele é para todos nós escaladores!

Confira abaixo os vídeos com a final do Paraclimbing e a premiação!

Um comentário em “Raphael Nishimura é prata no Campeonato Mundial Paraclimbing

  • Pingback: Nit de Bruixes – Iker Pou | Melhores Curtas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *