Resenha: The Abyss

Nos últimos meses uma série de “teasers” virais da Louder Than Eleven fizeram um belo trabalho de levantar o “hype” da sua próxima produção: The Abyss. Pouco se sabia do que viria a ser o projeto, mas tendo por trás a incrível qualidade técnica da equipe, com certeza a vontade de que fosse logo lançado era grande. E essa semana finalmente o filme, mais uma vez liberado de forma gratuita, e é claro que eu tirei um tempo pra assistir e fazer uma pequena resenha.

O filme tem foco no desenvolvimento de um novo pico de boulder no Colorado, na região do Monte Evans, local onde os boulderistas americanos vão escalar quando chega o calor, devido a grande altitude do local, oferecendo assim temperaturas mais amenas. O nome do novo pico, é obviamente, The Abyss, um local que parecia escondido e que foi encontrado por acaso pelos escaladores Jon Glassberg e Rich Crowder. O pico era tão fantástico, que era praticamente impossível ninguém jamais ter estado ali.

Enquanto filme de boulder, The Abyss é muito bom. Como sempre, a equipe da LT11 consegue captar muito bem a prática do boulder, com belas tomadas, closes precisos nos movimentos chaves, e belas panorâmicas. O filme consegue deixar você “psyched” (na falta de palavra melhor no português) e isso é o que importa em um filme como esse.  Se o filme fosse somente isso, seria quase perfeito.

Mas os caras quiseram inserir conteúdo na produção, e tenho que dizer que não deu muito certo. A tentativa de fazer uma discussão “ética” no filme, soou forçada e sem sentido, e em vários pontos, mais com uma justificativa ou tentativa de legitimar algo que fizeram. A “grande” discussão do filme é: manter ou não manter um pico novo em segredo? E para falar sobre isso o filme traz pequenos depoimentos de vários escaladores, incluindo ai Joe Kinder e Chris Sharma. No começo os depoimentos parecem apontar na direção de que não, não é legal manter um pico em segredo. Mas a medida que o filme avança fica clara a premissa de que não tem problema fazer isso, contanto que você esteja desenvolvendo o pico. Contudo, a impressão geral que fica é mesmo a de que os caras descobriram o pico, mantiveram entre eles o tempo que conseguiram por puro ego mesmo (fazer os melhores FAs), alguém reclamou, e eles usaram o “poder da mídia” pra trazer a comunidade de escaladores pro lado deles.

Minha opinião? Achar um novo pico, seja de boulder, esportiva, ou tradicional, e manter ele só pra você (e seus amigos mais próximos) mesmo que seja com o intuito de desenvolver o local, é atitude egoísta  e ponto final.

Tirando isso, The Abyss é um bom filme, e vale a pena ter na coleção, ainda mais sendo de graça. Confira abaixo o filme na íntegra, e faça o download pelo site: http://abyss.lt11.com/

Facebook Comments