Adam Ondra escala 12a flash em Red River Gorge

30
Oct
Tweet

As notícias de que Adam Ondra estava a caminho de Red River Gorge já haviam se espalhado desde a semana passada. A expectativa de que algo “épico” iria acontecer era grande. Não demorou muito para as expectativas serem confirmadas. Ontem foram confirmadas as notícias de que o fenômeno tcheco conseguiu mais um recorde, ao escalar em flash a via Southern Smoke Direct, cotada em 12a (9a+ fr; 5.15a us), completando assim sua segunda ascensão.

Ele andou até ela, e ligou o modo monstro. Fez em flash o problema de boulder e tocou até o final.

Foi o que disse o escalador local, Nick Duttle sobre a tentativa de Adam na via, que consiste de uma saída em boulder, provavelmente na casa do V11 a V13, e depois entra numa sequência de resistência, num negativo de 40º, cotado em 11b (8c+ fr; 5.14c us). Para os locais, era claro que Adam iria tentar a via em flash. A própria composição da via a deixava como uma bela candidata a primeiro 12a flash do mundo. Contudo, os boatos é de que Adam possa decotar o grau da via, deixando a linha como 11c (9a fr; 5.14d us), o que ainda não diminuiria o feito, já que ninguém antes fez em flash um 11c.

O restante do que Adam tem feito em Red River Gorge ainda não está confirmado. Diz-se de que ele teria feito à vista algumas várias vias mais “fáceis”, como a Omaha Beach e a Transworld Depravity, ambas 11b, e teria feito a primeira ascensão do projeto Take That Katie Brown, na casa do 11a/b. Mas ainda se aguarda tentativas à vista de Ondra nas vias Pure Imagination e Golden Ticket, ambas 11c. Irá ele conseguir? Eu aposto que sim, e vocês?

Fonte: DPM Climbing

Atualização: Adam Ondra atualizou seu “scorecard” no 8a.nu e confirmou o decote da via Southern Smoke Direct. Para ele a via pode ser tida com uma referência de 11c (9a fr; 5.14d us).

Postado por admin em : Escalada Esportiva

Betas da galera!

Sem comentários ainda, seja o primeiro

Deixe seu beta!