Ashima encadena a via Southern Smoke e bate recorde de Adam Ondra

E aconteceu o que todos já estavam esperando. Depois de escalar seu primeiro 10c com a via God’s Own Stone, e seu primeiro 10c flash com a via Omaha Beach, a pequena Ashima Shiraishi, de apenas 11 anos, conseguiu ontem encadenar o seu primeiro 11b (8c+ fr; 5.14c us) com a via Southern Smoke, em Red River Gorge. Foram 4 dias de tentativas, em 6 dias consecutivos de escalada. No primeiro dia ela encadenou a God’s Own Stone, no segundo dia a Omaha Beach, e nos outros quatro dias Ashima dividiu suas tentativas entre a Southern Smoke e a Lucifer, finalmente decidindo-se por focar na Southern Smoke.

Ashima na cadena da via Southern Smoke 11b

Com o feito a pequena bate o recorde de Adam Ondra, que escalou seu primeiro 11b com 12 anos de idade, e se torna a pessoa mais jovem a escalar tal graduação. Agora Ashima tem dois anos para derrubar outro recorde de Ondra, o do 11c mais jovem, que Ondra conseguiu quando estava com 13 anos.

Agora um fato interessante. Esse já é o segundo recorde de Adam Ondra que vem abaixo. E também o segundo que vem abaixo por uma menina. O primeiro foi do 11a mais jovem, que foi quebrado por Brooke Raboutou, e agora o 11b com Ashima. Some-se a isso o fato da jovem Sasha DiGiulian, que tem apenas 19 anos, estar escalando na casa do 11c e próximo do primeiro 12a, me parece que em pouco tempo chegaremos numa época onde homens e mulheres estarão escalando no mesmo nível, mostrando de uma vez por todas o quão diferente  e especial é a escalada. Um esporte onde as mulheres podem ter tanto destaque quanto os homens, e até mesmo superá-los!

O Desce daí, doido! deixa aqui seu parabéns para Ashima, e fica no aguardo de mais façanhas dessa pequena notável!

Fonte: Dead Point Magazine

Facebook Comments