Ashima próximo da cadena do seu primeiro 11b

Ainda esse ano, a pequena Ashima Shirarishi, com então 10 anos de idade, tornou-se a pessoa mais jovem a encadenar um boulder na graduação V13, um grau de dificuldade alcançado por poucas mulheres no mundo. Com essa cadena, Ashima surpreendeu o mundo da escalada, da mesma forma que o fenómeno Adam Ondra havia feito 6 anos atrás, quando se tornou a pessoa mais  jovem a encadenar um 11c (9a fr; 5.14d us). Hoje Adam Ondra se estabeleceu e se tornou um dos melhores (se não o melhor) escaladores do mundo. E parece que a pequena Ashima deve seguir o mesmo caminho.

Pra começar, ela não ficou apenas naquele primeiro V13, The Crown of Aragorn em Hueco Tanks. Em viagem recente pela África do Sul, Ashima incluiu na sua lista de cadenas outro V13, e mais alguns V11, V10, mostrando que não foi sorte o que ela havia conseguido em Hueco, e que ela realmente tinha a capacidade de escalar de forma constante as graduações mais altas.

Até então Ashima tinha se dedicado somente aos boulders, e ainda assim, com poucas incursões na rocha. Mas recentemente ela apareceu no famoso pico de escalada esportiva de Red River Gorge, onde a temporada está começando. E escalando ao lado de monstros como Daniel Woods, Cedric Lachat, Jon Cardwell e outros, a baixinha conseguiu ser notícia.

Ashima na God´s Own Stone 10c

As notícias já dão conta de algumas cadenas bastante impressionantes por parte da pequena, agora com 11 anos. Ela encadenou a forte God’s Own Stone 10b/c, logo no seu primeiro dia no lugar, o que já era algo impressionante se ficasse por ai. Mas ela parecia apenas estar esquentando. Alguns dias depois ela conseguiu a cadena em flash da via Omaha Beach, um 10c sólido, deixando a pergunta no ar: o que ela conseguirá encadenar se trabalhar uma via mais forte? A julgar pelo desempenho da atual estrela feminina da escalada esportiva, Sasha DiGiulian, que já encadenou vias na graduação de 11c, e que havia feito a mesma Omaha Beach à vista ano passado, eu chutaria que um 11b seria bastante factível para a pequena Ashima.

E eis que chegam mais notícias de Red River Gorge: Ashima está tentando a via Southern Smoke 11b (8c+ fr; 5.14c us) e parece estar muito bem na via, o que pode significar que nos próximos dias veremos a mais jovem cadena de uma via dessa graduação, derrubando mais um recorde de Adam Ondra, que já havia perdido o recorde do 10c mais jovem para a pequena Brooke Raboutou. Se confirmar a cadena da Southern Smoke, Ashima não só quebra o recorde de Ondra, como se coloca entre as mais fortes escaladoras do mundo, abrindo o caminho para um futuro onde homens e mulheres vão escalar no mesmo nível de dificuldade.

 

Facebook Comments