Sachi Ama e Mina Markovic ganham a Copa do Mundo de Dificuldade 2012

Esse final de semana a Copa do Mundo de Dificuldade teve sua última etapa na cidade eslovena de Kranj. Depois de 8 etapas o título ainda permanecia em aberto, tanto no lado masculino quanto no feminino. Entre os homens a disputa era entre o japonês Sachi Ama e o espanhol Ramon Julian, enquanto entre as mulheres a disputa ficava entre a coreana Jain Kim e a eslovena Mina Markovic. Tanto Mina quanto Ramon estavam em vantagem em relação aos seus oponentes, bastanto terminar à frente dos mesmos. Mas é claro que não seria tão fácil assim.

Os primeiros a escalar foram os homens. O canadense Sean McColl ficou de fora das finais e desperdiçou a chance de lutar pelo terceiro lugar com Jakob Schubert. Hyunbin Min foi o primeiro a entrar e surpreendentemente caiu muito cedo, ainda na agarra 16. O primeiro a puxar o nível foi o holandês Jorg Verhoeven, fazendo a difícil saída do teto e quase ficando na próxima agarra. Magnus Midtboe repetiu o desempenho de Jorg e ficou na mesma agarra, enquanto o francês Romain Desgranges se complicou nas passadas do teto e não avançou. Foi então a vez do austríaco Jakob Schubert, que escalando nitidamente relaxado, sem a pressão de estar brigando pelo título, escalou de forma segura e chegou onde nenhum outro escalador chegou, ultrapassando o ponto mais alto alcançado por todos e caindo na última sessão de movimentos duros, garantido a primeira colocação na etapa.

Jakob Schubert no lance decisivo da final.

Era a vez de Sachi Ama escalar. Apesar de parecer bastante sólido ele acabou caindo no mesmo movimento que derrubou Magnus e Jorg, deixando Ramon Julian numa ótima posição para conseguir o título. Bastava a Ramon apenas repetir o resultado do japonês. Mas não foi isso que aconteceu. Repetindo o ocorrido na final do Mundial em Paris, Ramon ficou confuso em um trecho ainda bastante baixo da parede, retornando para uma posição de descanso e tentando refazer o movimento. Mas o claro erro de leitura acabou derrubando Ramon, que terminou a etapa apenas em sétimo lugar, deixando o título nas mãos de Sachi Ama, que fica assim com sua primeira Copa do Mundo.

No feminino a primeira a escalar foi a japonesa Akyo Noguchi, que apesar de ter escalado bem, não conseguiu chegar na sessão que definiria o resultado. Maja Vidmar foi a primeira a chegar no que seria o “crux” da via o que lhe deixou na primeira posição durante toda a final, apenas aguardando a vez de Jain Kim e Mina Markovic. Mas Momoka Oda veio antes das duas e repetiu o desempenho de Maja e assumindo a liderança pelo resultado da semifinal. Mina Markovic foi a penútima a escalar, e com a confiança de quem queria o título seguiu firme até o mesmo ponto na parede que havia derrubado Maja e Momoka, assumindo por sua vez a primeira colocação.

Mina Markovic escalando para o título

Faltava apenas a coreana Jain Kim, que precisava do primeiro lugar para ficar com o título da Copa do Mundo. Jain escalou muito bem até o trecho decisivo, entrando para fazer o movimento do mesmo modo que Mina, usando o calcanhar na aresta, mas se complicou na hora de liberar o pé e acabou caindo apenas uma agarra atrás de Mina, o que obviamente não era o suficiente, deixando o título com a eslovena que ganha pela segunda vez uma Copa do Mundo em frente da sua torcida.

Podium final masculino
Podium final feminino

Copa do Mundo de Dificuldade – 9ª Etapa, Kranj

Masculino

1. Jakob Schubert (AUT)

2. Sachi Ama (JAP)

3. Magnus Midtboe (NOR)

Feminino

1. Mina Markovic (ESL)

2. Momoka Oda (JAP)

3. Maja Vidmar (ESL)

 

Ranking geral 2012

Masculino

1. Sachi Ama (JAP) – 600 pts

2. Ramon Julian (ESP) – 568 pts

3. Jakob Schubert (AUT) – 538 pts

4. Sean McColl (CAN) – 475 pts

5. Romain Desgranges (FRA) – 402 pts

6. Jorg Verhoeven (HOL) – 390 pts

Feminino

1. Mina Markovic (ESL) – 675 pts

2. Jain Kim (COR) – 617pts

3. Johanna Ernst (AUT) – 522 pts

4. Momoka Oda (JAP) – 430 pts

5. Helene Janicot (JAP) – 422 pts

6. Charlotte Durif (FRA) – 338 pts

 

Confira abaixo na íntegra o vídeo da final:

Facebook Comments