Semana Gringa – 17/11/12 a 23/11/12

Ok, pulei duas semanas, mas tenho motivos. A primeira sexta eu estava em São Paulo, na minha última trip, e na última era feriadão de “climb” e acabei não conseguindo escrever também. Mas estamos de volta hoje, com algumas coisas que rolaram nessa última semana.

Essa semana começou com uma notícia triste. A de que o lendário escalador francês Patrick Edlinger faleceu aos 52 anos. Para quem é mais novo e acostumado a nomes como Chris Sharma e Dave Graham, Patrick era um dos expoentes da geração de escaladores dos anos 80, e ao lado de Wolfgang Gullich, também falecido, impulsionou a evolução da escalada esportiva, transformando o esporte no que é hoje. Realmente uma pena.

Mas deixando de lado as notícias tristes, vamos para algo mais divertido, e que todo escalador gosta: cadenas! Começando por uma ferinha da escalada. Não, não é a Ashima. Trata-se do moleque americano Mirko Caballero. Depois de ter conseguido seu primeiro 9c à vista (8a fr; 5.13b us) na semana retrasada, Mirko conseguiu essa semana seu terceiro 10c (8b+ fr; 5.14a us) com a via Chemical Ali, em Smith Rocks. Mirko tem 11 anos de idade e é um dos destaques da  nova geração de “young guns” americanos. Vai dar trabalho esse!

Saindo das vias e indo para os boulders, onde alguns monstros estão destruindo tudo nos tradicionais picos Suiços. Um desses escaladores é o americano Carlo Traversi que fez a primeira ascensão do boulder Heritage V14 em Vale Bavona.

Nalle Hukkataival no boulder Off The Wagon V15.

Também por lá o finlandês Nalle Hukkataival fez a primeira repetição do já citado Heritage, e garantiu alguns FAs como o do boulder Simple Life, sugerindo o grau de V13, e do boulder Momentum, graduando o problema com um V15, este já repetido pelo alemão Jan Hojer que sugeriu V14 para o problema.

Mas o grande feito de Nalle foi ter conseguido a primeira ascensão do projeto “Off the Wagon“, tentado por Chris Sharma e Dave Graham na série de filmes Dosage. Nalle conta em seu blog que utilizou exatamente o mesmo beta que Chris Sharma no Dosage IV,  um incrível movimento dinâmico girando com apenas um braço. Nalle sugeriu V15 para o boulder, mas espera repetições para confirmar o grau.

Mas não é só os homens que estavam inspirados na Suiça essa semana. A americana Alex Puccio, também em trip por Ticino, fez uma verdadeira limpa nos V11 do lugar, mandando 5 boulders nessa graduação nas últimas duas semanas, e ainda emplacando nessa semana a cadena de mais um V12 para a sua crescente lista de boulders nessa graduação. Alex já soma 13 V12 na carreira, mas por incrível que pareça, ainda nenhum V13.

Por essa semana é só. Até a próxima e muitas cadenas pra todos no final de semana!

Fontes: 8a.nu, Planet Mountain, Nalle Hukkataival blog

 

Facebook Comments