Semana Gringa – 24/11/2012 a 30/11/2012

Mais uma sexta-feira chegando e com ela mais uma semana gringa, com tudo que foi destaque na escalada internacional nos últimos sete dias. Com o inverno se aproximando do hemisfério norte, as cadenas deram uma esfriada, mas ainda teve gente escalando forte e fazendo manchetes por ai.

O maior destaque da semana, creio eu, vai para o jovem alemão Alexander Megos (quem se lembra dele de um vídeo alemão de treinamento?). O loirinho magricela de apenas 19 anos que foi um dos destaques do Kalymnos Climbing Festival, dividindo o primeiro lugar com Yuji Hirayama e Gabriele Moroni, esteve de passagem pelos Estados Unidos, onde fez bonito durante a semana. Logo de cara, em Rumney, New Hampshire, Megos encadenou a via The Fly 11c (9a fr; 5.14d us), sua segunda via nessa graduação. Fugindo da umidade deixada pelo furacão Sandy, Megos seguiu para o pico do momento dos EUA, Red River Gorge. Lá ele conseguiu a impressionante cadena em flash da via Pure Imagination 11b (8c+ fr; 5.14c us), e ainda mais cinco cadenas nessa graduação, entre elas outra famosa do lugar, a Golden Ticket. Mas acha que foi só isso? Ele também anotou vários 10c à vista, incluindo Omaha BeachTransworld depravity e 100 ounces of gold. Esse moleque vai longe!

Alexander Megos, de apenas 19 anos. Destaque da semana!

Outros nome conhecidos que também andaram passeando pelo nono grau francês essa semana foram o alemão Christian Bidhammer, o japonês Shoda Shinichi e o espanhol Ramon Julian, voltando à rocha depois de uma temporada frustrante de competições. Christian Bidhammer fez a primeira ascensão da via Iron Dome 11c, em Allgäu na Alemanha. Shoda Shinichi conseguiu a cadena da via Era Vella em Margalef, carimbando o seu primeiro 11c, grau já mais do que comum para o espanhol Ramon Julian, que também em Margalef encadenou a via Enemigo Público Nº 1 11b/c. Ramon agora deve se concentrar completamente na rocha, onde pretende escalar seu primeiro 12b (9b fr; 5.15b us), como ele afirmou em recente entrevista ao portal Desnível.

Do outro lado do atlântico, mas muito mais perto do pacífico, o “Dream Team” da escalada americana que tentava o monumental projeto em Yosemite, Tommy Caldwell, Kevin Jorgenson e Jonathan Siegrist, mais uma vez não conseguiram liberar o projeto Dawn Wall. Embora tenham conseguido bastante progresso em várias das cordadas, já se sentindo pronto para tentar a via desde baixo, mas o clima outra vez se interpôs à equipe, com a previsão de neve outra vez abortando o sonho de Tommy Caldwell e empurrando o projeto para a próxima temporada.

Por essa semana é só pessoal, espero que tenham gostado, e se quiserem, confiram as notícias originais nas fontes ai embaixo.

Fontes: Desnível, Desnível, Desnível

 

 

 

Facebook Comments