Semana Gringa – 29/10/12 a 03/11/2012

Na semana passada o grande destaque foi sem dúvida nenhuma a incrível Ashima Shiraishi, que se tornou a pessoa mais jovem a escalar um 11b (8c+ fr; 5.14c us). E também na semana passada eu avisei que o furacão Sandy Ondra estava a caminho de Red River Gorge e que chegaria trazendo destruição ao pico de escalada esportiva americano. E foi exatamente que ele fez.

Logo nos primeiros dias da trip Adam Ondra cravou um novo recorde: primeiro 11c (9a fr; 5.14d us) flash do mundo! Claro que a notícia surgiu primeiro como “o primeiro 12a flash do mundo”, mas com razão, afinal a via que ele conseguiu a cadena em flash, a Southern Smoke Direct, havia sido sugerida como 12a (9a+ fr; 5.15a us). Mas vocês sabem como Adam Ondra é. Honesto e Humilde, ele decotou a via.

Mas quem acha que ele parou por ai, se engana. Agora no final da semana, o fenômeno tcheco passou o rodo, à vista, nas duas vias mais difíceis do lugar: Pure Imagination e The Golden Ticket; ambas cotadas em 11c, mas que Ondra fez tão fácil, que achou mais com cara de 11b mesmo. Assim o monstrinho coloca na sua lista de cadenas à vista mais dois 11b, deixando bem pra trás os outros dois únicos escaladores a escalarem 11b à vista: Patxi Usobiaga e Ramon Julian. Ah, ia esquecendo. E sorte da Sasha DiGiulian já ter mandado outro 11c, com a via Era Vella, senão a bichinha ia perder o posto de primeira americana a mandar um 11c, e ter que correr atrás do prejuízo.

Deixando Adam Ondra de lado, mas continuando em Red River Gorge, tivemos americano fazendo bonito por lá também. Ninguém mais, ninguém menos que o “boulder man” Daniel Woods, que vem mostrando que tem braço suficiente pra destruir nas vias também. O “madeirinha” (créditos do apelido para o meu amigo Caio Gomes) confirmou o decote da via Pure Imagination, depois de uma impressionante cadena flash! Isso mesmo, Daniel Woods fez um 11b  flash! Monstro! Muito monstro! E sem deixar o negócio esfriar muito, ele garantiu também a cadena da via Southern Smoke Direct 11c. Essa última via também recebeu a cadena do suiço Cedri Lachat, que também vem fazendo uma bela passagem por RRG.

Mayan Smith-Gobat na via Punks in the Gym

Deixando o macharal de lado e concentrando-se agora nas meninas, quem levantou a bola das mulheres essa semana foi a neozelandesa Mayan Smith-Gobat, que conseguiu a cadena da via Punks in the Gym 10c (8b+ fr; 5.14a us), no pico australiano de Monte Arapilis. Essa foi a primeira cadena feminina da via, que foi o primeiro 10c do mundo, aberto pela lenda da escalada Wolfgang Gullich. Mayan despendeu dois anos de esforços na via até conseguir a cadena inédita. Way to go, Mayan!

Essa semana também rolou destaque no mundo dos boulders! O magrelo Paul Robinson repetiu o clássico boulder de Fred Nicole em Mugtal, Entlinge, cotado como um mísero V14. O boulder é famoso também por ter sido o primeiro V14 a receber uma cadena em flash, realizada por Daniel Woods. Essa cadena pode ser conferida no filme “Welcome to the Hood”, cuja resenha você confere aqui.

Por essa semana é só, galera! Me despeço por aqui deixando pra vocês o vídeo de Sasha DiGiulian mandando a via Pure Imagination, agora 11b.

Facebook Comments