Semana Gringa: 16/12/2012 a 21/12/2012

Eu estava aqui pensando em um outro modo de começar o post da Semana Gringa, mas não tem jeito. Hoje é sexta-feira (e o mundo não acabou), e sexta é dia dos destaques do “craimb” internacional. E nessa semana os destaques ficaram com o pivete Mirko Caballero de 11 anos, mandando mais um 10c, Joe Kinder escalando forte na Espanha, assim como o italiano Jacopo Larcher. Nos boulders os destaques foram Dave Graham, Jimmy Webb, Zach Lerner, Guillaume Glairon-Mondet e Ned Fihally, repetindo boulders clássicos nos Estados Unidos e Europa.

Começando pelos de menor idade, essa semana o jovem americano Mirko Caballero, de apenas 11 anos, encadenou seu quarto 10c (8b+ fr; 5.14a us) com a via Ubermensch, na Califórnia. A via em questão teve sua primeira ascensão feita por Chris Sharma, quando ele tinha ainda 13 anos, e recebeu poucas repetições ao longo dos anos. A via segue por uma aresta negativa com pequenos regletes e pinças grandes e exige muita tensão corporal e leitura de via. Mirko anotou em seu perfil no site 8a.nu que a via é “curta e boulderística. Inicialmente um 10b encadenado por Chris Sharma, mas várias agarras do conglomerado quebraram e hoje é um 10c duro”.

Mirko na Ubermensch

Seguindo nas vias, mas agora partindo para os mais “grandinhos”. Na Espanha o americano Joe Kinder encadenou seu primeiro grande projeto da temporada de inverno. Ele encadenou a via Seleccio Natural, em Santa Linya, um 11c (9a fr; 5.14d us) em uma parede negativa de 45º com praticamente nenhum descanso. No dia seguinte Kinder também encadenou o 11b (8c+ fr; 5.14c us) da via Novena Puerta, na mesma parede da via anterior. Enquanto isso em Siurana o italiano Jacopo Larcher encadenava seu segundo 11c, com a via Jungle Speed, uma “anã” boulderística comparada com as extensas vias do pico espanhol. O primeiro 11c de Larcher veio no mês passado em Red River Gorge, com a via Southern Smoke Direct. 

Saindo das vias e indo agora para os boulders. Na terra do Tio Sam a ação ficou por conta de Dave Graham, Jimmy Webb e Zach Lerner. Dave encadenou o V14 (8B+ font) do boulder Mind to Motion no Colorado, boulder este aberto por Daniel Woods no mesmo bloco de outro V14 aberto por Dave, Memory is Parallax, que recebeu mais uma repetição a cargo de Zach Lerner. Ainda nos Estados Unidos, mas no estado de Massachusetts, o também americano Jimmy Webb conseguiu a fantástica cadena em flash do V13 aberto por Dave Graham, Roses and Blue Jays. Essa foi a primeira cadena em flash desse boulder e também o primeiro V13 flash de Jimmy Webb, que agora entra no seleto grupo de escaladores a mandar essa graduação em flash.

Indo para os blocos gelados do inverno europeu, o britânico Ned Feehaly enfrentou a neve de Cresciano para conseguir a cadena do clássico boulder The Dagger V14. Feehaly, mais conhecido pelas suas cadenas no “grit stone” britânico, também tem se mostrado um grande boulderista, sendo o V14 o grau mais alto já encadenado por ele até o momento. Saindo da gélida Suiça para a não mais fria França, o astro francês dos “blocs” Guillaume Glairon-Mondet conseguiu a repetição do boulder Supertanker V14 no clássico pico de Fontainebleau. Guillaume escreveu em seu blog que vem deste outubro tentando encadenar um boulder de resistência em Font, e finalmente conseguiu a cadena depois de esquentar no V11 do boulder Atrésie, enquanto esperava uma agarra chave secar, molhada por conta de uma toalha (isso mesmo, uma toalha) deixada lá antes da chuvas. O dono da toalha ainda não apareceu (suposição do Desce daí, doido!). Confira abaixo o vídeo sem cortes da cadena de Guillaume (Gui-gui para os íntimos).

Essa Semana Gringa fica por aqui. Para as matérias fontes originais, siga os links abaixo:

Mirko Caballero Sends Rarely Repeated Ubermensch (5.14a)

Spanish 5.14d’s for Kinder and Larcher

Jimmy Webb encadena 8B al flash con ‘Roses and blue jays’

 

Facebook Comments