Semana Gringa – 01/01/2013 a 11/01/2013

Essa era pra ser na verdade a segunda semana gringa de 2013, mas por motivos de força maior acabou sendo a primeira, então vai ser um resumão de tudo que rolou nesse começo de ano nos picos gringos. E aconteceu bastante coisa nessa primeira (quase) quinzena de 2013.

Vamos começar pelas vias, fazendo uma passagem primeiro pela Espanha, onde o atual campeão Mundial de Escalada, Jakob Schubert andou colecionando alguns vários 11c. Jakob começou a brincadeira ainda antes do ano novo com a cadena da via Ciudad de Dios 11c/12a (9a/+ fr; 5.14d/15a us), e continuou logo depois da virada com mais quatro vias nessa faixa de graduação. O austríaco colocou no bolso as vias Selecció Natural 11c, Fuck the System 11c, Directa Open your Mind,  e Analogica natural left exit, variante da via Analogica Natural, recentemente aberta por Magnus Midtboe e que também ficou como um 11c. Essa também foi a encadenada por outro destaque desses dias em terras espanholas, o americano Joey Kinder, que cravou a segunda repetição da via. Enquanto isso em Montsant o jovem talento italiano Stefano Ghisolfi de 19 anos mostrou que está em perfeita forma para a temporada de 2013. Depois de ter conseguido seu primeiro 10b (8b fr; 5.13d us) o jovem subiu o nível encadenando dois 11b (8b+ fr; 5.14a us) à vista, com as vias Falconeti e L-mens. As duas linhas são dois verdadeiros testes de resistência, tendo as duas mais de 40 metros e tendo sido encadenadas com descanso de uma hora entre cada. Esse deve dar trabalho nas competições esse ano.

Daniel Woods no Witnesse the Fitness V15

Seguindo para os boulders, o claro destaque foi a cadena do boulder Witness the Fitness pelo escalador americano Daniel Woods. O boulder, aberto inicialmente por Chris Sharma, só havia sido escalado mais uma vez pela lenda do boulder Fred Nicole, e desde então era tido como impossível após a quebra de várias agarras. Mas o “madeirinha” foi lá e mostrou que impossível não existe no dicionário dele e fechou a cadena, sugerindo V15 para a linha. Na mesma trip Daniel ainda faturou a primeira repetição de outro boulder aberto por Sharma, o Full Package, graduado em V13/14. Enquanto Daniel Woods repetia problemas de Chris Sharma, Jon Cardwell repetia um dos dele. Jon conseguiu a cadena do forte The Game, em Boulder Canyon, inicialmente sugerido como V16 por Woods, mas decotado pelo segundo ascensionista Carlo Traversi para V15, graduação com a qual concorda Jon Cardwell. Já em Red Rocks, Dave Graham conseguia a primeira repetição do boulder aberto por Paul Robinson, Meadowlark Lemon V15. Dave levou seis dias de trabalho para encadenar o boulder, que segundo ele, é uma impressionante adição ao mundo dos boulders difíceis. Ainda nos Estados Unidos, o jovem alemão Alexander Megos resolveu fazer das suas também no boulder. Depois de se destacar nas vias, Megos foi até Bishop onde conseguiu a impressionante cadena em flash do boulder Blood Meridian V13. Saltando alguns anos de idade, outro destaque do boulder esse começo de ano foi o austríaco Klem Loskot, que estava meio sumido do “mainstream” da escalada. Loskot mergulhou de cabeça no boulder (não literalmente) e vem mostrando resultados impressionantes, com destaque para a cadena do boulder Zunami V15.

Agora saindo da rocha e indo para o gelo! Depois de terem inaugurado o inédito grau de WI10 em 2012 com a via Spray on…Top!, a dupla de escaladores Tim Emmett e Klemen Premrl repetiram a dose e conseguiram escalar o que pode ser a via em gelo mais difícil do mundo. Batizada de Wolverine, a linha recebeu a polêmica sugestão de WI11, mais em comparação a dificuldade de vias mistas M11, do que propriamente com as vias puramente em gelo. A dupla admite que o grau sugerido é controverso, mas afirmam que a via é muito mais difícil fisicamente do que qualquer outra via em gelo que tenham escalado. Você pode conferir o vídeo com a via abaixo.

Para conferir as matérias originais, siga os links abaixo:

Jakob Schubert cierra su paso por Santa Linya con cinco novenos

Stefano Ghisolfi onsights two 8b+ in Spain

Jon Cardwell repite ‘The game’ 8C y Dave Graham ‘Meadowlark lemon’ 8C

Klem Loskot: ultimos videos e reflexiones 

Wolverine and the first WI 11 in the history of ice climbing

 

Facebook Comments