Novo setor de escalada esportiva em Redenção

Falésia Paraíso em Redenção
Falésia Paraíso em Redenção (Foto: Ricardo Damito)

O pico de escalada mais frequentado pelos escaladores de Fortaleza, Redenção, acaba de ganhar mais um setor de vias esportivas. O novo setor, batizado de Falésia Paraíso (tem que pagar direitos autorais?), fica logo após a saída da cidade, no mesmo caminho usado para ir aos demais setores. A parede onde se encontra o setor já havia sido avistada há muito tempo, já que se destaca na encosta do morro, contudo nunca havia tido interesse em explorar o local. Foi somente após um rolé despretensioso de moto do escalador Tiago (Minhoka) Reis, que visualizou a falésia de outro ângulo, que o interesse foi aceso. No primeiro final de semana de escalada em Redenção após o “avistamento”, um grupo já fez a trilha até a base apenas para descobrir uma ótima parede vertical, de cerca de 25 metros de altura, com base perfeita, e um potencial incrível para via esportivas.

Primeira visita de reconhecimento ao novo setor
Primeira visita de reconhecimento ao novo setor

A empolgação com o novo pico foi tanta que em um período de apenas duas semanas (dois finais de semana e dois feriados) o grupo da Fábrica de Monstrinhos abriu as 12 primeiras vias do lugar, e ainda com bastante potencial para ser explorado. As chapas sendo usadas foram todas adquiridas junto ao Clube Montis, que já tinham sido usadas antes no Assombrado e foram aprovadas. Acho que vale aqui a nota, já que é um produto nacional e de ótima qualidade!

São basicamente três subsetores dentro do novo setor: a parede principal, alvo da maior parte das primeiras conquistas (5 vias e um projeto); a parede do canto, com vias mais acessíveis; e o bloco do rampão, com três vias fáceis conquistadas esse final de semana. Mas fora esses ainda existe um pequeno subsetor que já conta com uma via em “top rope”, e um outro que com certeza vai abrigar algumas das vias mais difíceis do setor, com diedros, passagens de teto e trechos negativos.

Primeiras conquistas no novo setor
Primeiras conquistas no novo setor

O local é de fácil acesso, sendo mais próximo da cidade que os demais setores de Redenção. Não tem erro, assim que sair da cidade no caminho habitual para ir aos setores Assombrado e Pedra Vermelha, a parede amarela é a primeira que você vai avistar na sua direita, logo atrás de uma concentração de casas da localidade de Oiteiro. Basta subir a terceira rua com o carro e estacionar em frente a casa da Dona Raimunda, a moradora mais próxima da subida, que recebeu muito bem a galera e é sempre muito simpática e prestativa. De lá é seguir margeando a plantação, com cuidado onde pisa, até entrar no mato e seguir mais ou menos reto até à parede. Ainda não existe uma trilha “oficial”, mas tudo indica que a melhor opção é seguindo mais para a esquerda de modo a passar do lado esquerdo do bloco do rampão. Por esse lado a quantidade de trepa pedra é menor e mais fácil.


Visualizar Falésia Paraíso em um mapa maior

Um detalhe que não se pode deixar de mencionar é também o potencial do local para a prática do boulder. No caminho até a parede vários blocos bem interessantes foram avistados, alguns com linhas bem óbvias, e ainda com vários blocos que só foram vistos de longe, sem contar os que a mata deve esconder. Quando se iniciarem a abertura dos boulders, o local pode se tornar o primeiro pico de boulder do estado.

Pra quem já tiver interesse em começar a se divertir no setor, fica ai um primeiro croqui das vias da parede principal e da parede do canto. Em breve será providenciado o croqui completo com todas as vias conquistadas em todos os subsetores. (clique na imagem para fazer o download do .pdf)

Croqui do setor Falésia Paraíso em Redenção
Croqui do setor Falésia Paraíso em Redenção
Facebook Comments