Primeiro V12 para Yan Kalapothakis

Depois de uma boa participação no The North Face Master de Bouldering, onde conseguiu se classificar para as semifinais da competição no meio de monstros da escalada mundial, o jovem escalador mineiro Yan Kalapothakis (16) aproveitou a viagem ao Chile para inaugurar um novo grau de dificuldade na sua carreira.

Como já tem se tornado costume, após o Master vários escaladores que participaram da competição trocam um pouco a resina pelos boulders do pico de Choriboulder, no meio da cordilheira dos Andes. E foi por lá que Yanzinho conseguiu a cadena do seu primeiro V12, com o boulder Teticho.

Yan Kalapothakis na cadena do Teticho V12
Yan Kalapothakis na cadena do Teticho V12

Tendo apenas um dia e meio de escalada no lugar, Yan focou completamente no Teticho, que segundo ele havia sido sugerido pelo também mineiro Jean Ouriques, que esteve por lá ano passado. Depois de aquecer em alguns V3 e V6, Yan encarnou no boulder, e depois de cerca de 20 entradas conseguiu a cadena inédita.

O boulder é um V12 sólido, com uma saída bastante difícil, na qual Yan precisou de 10 pegas para encaixar. Com a cadena, Yan entra no seleto grupo de brasileiros a encadenar o forte grau de V12. E parece que o segundo está bem próximo. No próximo feriado, Yan pretende tentar a cadena do boulder Chiclete V12, em Ouro Preto. Vamos ficar na torcida!

Parabéns, Yan!

Facebook Comments