Projeto olímpico da escalada se aproxima de data decisiva

Para todos aqueles que sonham em ver a escalada nos jogos olímpicos de 2020 é hora de cruzar os dedos. No próximo dia 29 de Maio a o comitê executivo do COI vai decidir quais os três esportes que continuam na disputa por apenas uma vaga nas Olimpíadas de 2020. O encontro acontecerá em São Petersburgo na Rússia, e vai ter todos os esportes candidatos reapresentando seus projetos para o COI. Caso a escalada passe por mais essa peneira a decisão final fica para a última reunião, em Setembro em Buenos Aires.

Apoio o sonho olímpico da escalada curtindo a fanpage
Apoie o sonho olímpico da escalada curtindo a fanpage

E pode até ser apenas coincidência, mas o dia 29 de Maio marca o sexagéssimo aniversário da conquista do Everest, que tem fortes ligações com as Olimpíadas. Em 1924, nas Olimpíadas de inverno, os membros da expedição britânica que haviam chegado a 500 metros do cume foram agraciados com medalhas olímpicas de ouro. Uma dessa medalhas hoje se encontra no cume do Everest, onde foi deixada pelo montanhista Kenton Cool, ano passado, numa promessa feita a um dos pioneiros da expedição de 1922. Nas palavras de Kenton “em 1894 o Barão Pierre de Coubertin reconstituiu os movimento olímpico moderno e fez uma escolha deliberada em incluir o esporte da escalada. Ele sentiu tanto a não inclusão que em 1924 ele pessoalmente entregou a primeira medalha olímpica de ouro para o montanhismo, e em 2012 eu cumpri a promessa feita pela Grã Bretanha ao Barão Pierre de Coubertin e ao COI de deixar uma das medalhas de 1924 no cume da montanha mais alta do mundo ‘para toda a humanidade’ “. Para Koton “a escalada é a própria essência de tudo que o Barão de Coubertin quis dizer quando escreveu o mote olímpico de “Mais alto, mais rápido, mais forte!”.

Com certeza não veremos ninguém correndo em direção ao cume do Everest nas Olimpíadas de 2020, caso a escalada entre nos jogos, mas a data é sem dúvida nenhuma bastante auspiciosa para os planos do IFSC. Agora é esperar e torcer!

Facebook Comments