Dmitrii Sharafutdinov e Anna Stöhr vencem em Vail

Esse final de semana aconteceu mais uma etapa da Copa do Mundo de Boulder, dessa vez na cidade norte-americana de Vail, no Colorado. Nessa etapa tivemos a participação da escaladora paulista Thais Makino, que por pouco não conseguiu uma vaga nas semifinais.

Thais começou bem com um Top na segunda tentativa no boulder 1, garantindo depois mais duas agarras bônus nos boulders 3 e 4. No quinto e último boulder ela precisava apenas de mais uma agarra bônus para entrar, mas acabou não conseguindo e ficando de fora. Thais teria terminado em 22º caso não tivesse que repetir o boulder 1 devido a incidente técnico, o que a acabou deixando em 26º. Foi por muito pouco!

As semifinais foram duras. Entre os  homens os seis primeiros foram disputados boulder a boulder, não deixando margem para fazer menos do que três tops. Daniel Woods fez apenas dois e ficou de fora da final na única etapa que participou esse ano.  O mexicano Maurício Huerta mais uma vez passou perto, mas também não conseguiu os três tops necessário. Entre as mulheres a disputa também foi acirrada, mas com os boulders muito difíceis. Três escaladoras se classificaram para a final sem ter feito nenhum top, caso de Alex Puccio, Akyo Noguchi e Shauna Coxsey, sofrendo com uma lesão no joelho.

Nas finais masculinas a esquadra russa mostrou sua força. Dmitrii Sharafutdinov e Rustam Gelmanov ficarem bem à frente dos adversários, conseguindo três tops cada, com Sharafutdinov ficando com o primeiro lugar por ter feito menos tentativas. Jorg Verhoeven ficou em terceiro, com Sean McColl terminando em quarto, Kilian Fischhuber em quinto e Paul Robinson ficando apenas com o sexto. Com a vitória Dmitrii praticamente assegurou o título da Copa do Mundo, já que o segundo lugar Jakob Schubert só pode chegar aos 462 pontos no caso de uma vitória, um a mais do que Dmitrii tem hoje, bastanto ao russo apenas passar para as semifinais para ficar com título.

Na final feminina duas escaladoras deram um show. Primeiro Anna Stöhr, que mais uma vez passeou nos boulders, garantiu mais uma vitória e assegurou de vez o título da temporada. A outra foi a inglesa Shauna Coxsey, que mesmo com dores  no joelho ainda conseguiu fazer top em três dos quatro boulders, ficando de fora do podium por muito pouco. A japonesa Akyo Noguchi foi a segunda, com Alex Puccio em terceiro. Juliane Wurm terminou em quinto, com Angie Payne em sexto. Com o título de Anna Stöhr assegurado, e com o segundo lugar de Akyo Noguchi também garantido, a briga fica mesmo entre Alex Puccio e Shauna Coxsey pelo terceiro lugar, separadas apenas por 3 pontos.

A próxima, e última etapa da Copa do Mundo agora só acontece em agosto, em Munique, tradicional etapa final do circuito. Confira abaixo o replay das finais e o resultado.

Copa do Mundo de Boulder – Vail

Masculino

1. Dmitrii Sharafutdinov (RUS)

2. Rustam Gelmanov (RUS)

3. Jorg Verhoeven (HOL)

4. Sean McColl (CAN)

5. Kilian Fischhuber (AUT)

6. Paul Robinson (EUA)

Feminino

1. Anna Stöhr (AUT)

2. Akyo Noguchi (JAP)

3. Alex Puccio (EUA)

4. Shauna Coxsey (ING)

5. Juliane Wurm (ALE)

6. Angie Payne (EUA)

Facebook Comments