Riscos do mau uso do String Petzl

Faz tempo que não escrevo nada sobre equipamentos ou procedimentos por aqui, e acho que talvez deva voltar a fazer isso com mais frequência. Dessa vez resolvi escrever por ter sido provocado pelos compartilhamentos no facebook que me lembrou um incidente de um conhecido. Não sei quantos por ai já ouviram falar e já usaram o String da Petzl. O String é uma pequena peça de borracha que a Petzl utiliza para segurar o mosquetão por onde passa a corda na fita expressa da costura. Aparentemente uma pecinha insignificante e inofensiva.

String da Petzl

Mas o que acontece é que o String pode levar a uma situação perigosa quando mal usado. A peça é recomendada somente para uso com fitas expressas, que tem costura ligando o dos dois lados do elo, tornando a fita quase uma só. Acontece que alguns escaladores acabam usando o String para fixar o mosquetão no final de um elo de fita aberto, que é usado como solteira (auto-seguro). Eu mesmo usei um tempo o String desse modo sem sequer estar ciente dos riscos.

O problema acontece quando um dos lados do elo da fita entra no mosquetão onde está o String, e isso pode acontecer facilmente no momento de retirar o mosquetão da cadeirinha para colocar na parada. Quando isso acontece a fita fica solta do mosquetão, algo que seria prontamente notado caso não se estivesse usando o String. Mas com o String se tem a impressão de que a fita está ainda no mosquetão, quando na verdade está solta e segura apenas pelo String. No momento em que é aplicada carga, a fita se solta rasgando o String e caso o escalador não esteja com algum Back-up ele fatalmente irá se machucar feio, ou até morrer. Por isso galera, atenção! String somente em fitas expressas fechadas, nunca com elos de fita abertos, como mostra na figura abaixo.

Orientação oficial da Petzl sobre o uso correto do String
Facebook Comments